quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jornada Pedagógica da Rede municipal em Lajes Pintadas é encerrada com resultado Positivo pelos Seus Educadores!

Realizada na manhã desta quarta-feira (29) a escola Municipal São José da cidade de Lajes Pintadas situada na Rua Luiz Zeferino Gomes  esteve sediando o encerramento da Jornada Pedagógica ano 2014 em seu segundo dia.  A jornada que esteve sendo realizada nos dias de 28 à 29 de Janeiro com seu objetivo de discutir propostas e construir metas para o ensino da aprendizagem e de melhorar ainda mais os resultados da educação municipal; este ano o evento contou em seu tema enfatizando os avanços e desafios na consolidação da educação pública e o direito do aluno em aprender.
Na manhã de hoje; o evento iniciado mais uma vez no período matutino; as 08h00min horas esteve sendo idealizada pela professora e pedagoga Rafaela Medeiros que através de show de slide repassou aos educadores presentes,  o resultado do trabalho realizado com amor e determinação tanto em grupo como individual. Em seguida foi a vez do multiplicador  das escolas da Terra e educador Antônio Júlio apresentar para os professores ausentes todo o rendimento escolar do ano de 2013 pelas fazendo um balanço geral do quadro pelos resultados obtidos pelos profissionais.  “ Em 2013 do rendimento geral entre os 679 alunos frequentados pelas escolas municipais de Lajes Pintadas, 483 foram aprovados pelo ensino fundamental, 76 reprovados, 39 transferidos  e 81 abandoaram a sala de aula”. Disse o palestrante. 
Durante a palestra Antônio Júlio considerou a escola Municipal Santa Marta localizada na comunidade de Barros Preto com modelo de escola por manter o rendimento positivo e elogiando aos seus professores e coordenação no ano de 2013. O rendimento explorado foi baseado dentre as escolas do campo e cidade que mencionada foram:  São José Lajes Pintadas, Santa Marta Barros Preto,   Áurea Galvão Serra Verde,  São João de Deus Cabaceira, São Miguel Timbaúba,  Costa e silva Bom Destino, Manoel Valentin de Almeida aco de Dentro, Miguel Paulino Riacho Fechado e Nana de Oliveira em Bento Nunes.
O segundo momento foi realizado logo após com o planejamento e dialogo participativo pelo PPP- Projeto Politico Pedagógico nas escolas nos resultados obtidos no ano anterior e discutido para o ano de 2014; dentro das propostas selecionadas em grupos de estudos, durante toda a manhã foram abordados diversos temas de soluções para o melhoramento da escola tanto em seu aprendizado como também, para a estrutura das mesmas.  Os grupos estiveram se reunindo entre zona rural pelas escolas e na cidade em outra sala pela equipe São José  foram momentos de discursões e dates proveitosos para a construção de uma nova data com mais diálogos entre as coordenações de educação municipal.
Na fala do multiplicador para os representantes rurais das escolas do município, Antônio Júlio visou à necessidade de integrar e consolidar as visitas da secretaria e o monitoramento nas escolas espalhadas pela zona rural quando em 2013 o resultado foi a  baixo do esperado negativo. 

Em outros momentos foram falados ainda sobre as capacitações oferecidas pelo PROINFO na formação para o ano em curso no ambiente colaborativo de aprendizagem. Já chegado ao 12h00min horas da tarde o terceiro momento se deu pela discursão da carga horaria sendo explicada pela Secretária municipal de educação a Sra. Sely Cristiane Praxes e a educadora Rafaela Medeiros onde ressaltada houve  mudanças para os educadores da rede de ensino fundamental e outros não obtendo a  nenhuma alteração. Já o período da tarde outras propostas foram abordadas com  planejamento escolar para o ano de 2014 entre seus educadores na formação de chegarem a um consenso de ideias e propostas com medidas para o avanço municipal da rede de escolas de Lajes Pintadas.