sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Depois de 26 anos separado pela distância, filhos João e Jailson Alves volta ao município e rever familiares deixado na comunidade de Serra do Manoel Carlos.

No de volta a Minha terra, o programa a nível nacional tem trazido o retorno das famílias após anos sem rever uns aos outros espalhados por todo o Brasil no proposito de recuperar o tempo perdido devido a distância e renovar os laços familiares. Nosso portal não tem feito diferente; com proposito único de registrar os familiares no retorno ao nosso município após anos de distância, estivemos na noite desta última quinta-feira (02/01) na comunidade de Serra de Manoel Carlos registrando o retorno dos filhos do casal Severina Gomes Alves de 73 anos de idade e Manoel Reinaldo Alves de 80 anos de idade. 

As comemorações na realização já desde o dia 22 de Dezembro de 2013 foi exclusivamente com a chegada da visita dos seus filhos Jailsom de Lima Alves, João Francisco Alves e recém-chegado Jonas de Lima Alves. Alguns visitando no período de 3 anos residente em São Paulo outros porém vindos depois de 26 anos sem rever aos seus familiares deixando no município. Ainda na noite de ontem minutos antes do jantar de confraternização, estivemos conversando sobre suas trajetórias após a saída do município de Lajes Pintadas nos anos de 1988 à 1997 quando partiram para o estado de São Paulo para trabalhar e constituir suas famílias. No dialogo as palavras foram surgindo através das emoções que em conversa os anos anteriores muitas das vezes não foram fáceis devido ao maior problema que era a saudade de casa e dos familiares deixado para trás. Sandra Cristina dos santos Alves esposa do Jailson exclamou que em muitas das vezes a comunicação era realizada através de cartas quando era a forma mais fácil de comunicação através da saudade nas letras. No trabalho dentre os irmãos residente e Cotia e Vargem Grande Paulista/SP na categoria preparatória para o serviço, o jeito mesmo foi se entrosar nas empresas como construção civil e minerador.  


Na época aos 18 e 25 anos de idades dentre os três, os desejos de ganhar dinheiro e retornar ao lar deixado para trás era mesmo o único desejo positivo. Em alguns casos quando as empresas faziam as transferências, as viagens traziam bem próximas a  aproximação das famílias pelo Nordeste mais não era possível revê-los, trabalhando em Fortaleza/CE alguns até conheceram seus laços matrimoniais construindo suas famílias. João Alves filho do casal ainda em São Paulo ficou viúvo onde passou ainda mais sentir a falta dos seus pais devido à falta de conselhos, mesmo assim ainda era impossível voltar à terra de nascimento. Já Jailson Alves por sua vez constituiu sua família quando conheceu a Sandra que gerou seu filho Dênis dos Santos Alves trazendo ao Rio Grande do Norte na última viajem no ano de 2014. 

Ainda no bate papo emocionante e de muitas saudades realizadas pela volta dos filhos amados; João Maria de Araújo Alves residente no município e representante comunitário esteve nos repassando ainda que as duas semanas no município em rever aos irmãos depois de tanto tempo foi único e satisfatório para deixar nas boas lembranças grandes recordações de infâncias vividas na zona rural ainda crianças. Completando 50 anos de casada sendo bodas de ouro   ainda este ano no mês Abril de 2014, com Manoel  Reinado nascido  na comunidade de Mata Verde localizado no município de Lajes Pintadas  a Sra. Severina Alves  nascida em São Bento do Trairi em seus 73 anos de idade  disse que o seu maior desejo é poder rever  um dia ao seu outro filho Jailtom Gomes de Lima residente em Goiana/GO que desde sua saída não obteve retorno de sua existência.  Também totalizando 27 anos de sua partida; a Sra aposentada residente na desde o ano de 1965 encerrou suas palavras dizendo: “ Ainda realizarei grandes desejos de ver ao filho querido e poder juntar aos meus noves filhos que se espalham pelos estado do Rio Grande do Norte, Goiás e São Paulo.
Após a boa conversa o encerramento foi finalizado com o jantar entre família festejando o retorno e deixando registrado nas melhores lembranças do retorno dos familiares pelo município.  As 20h00min horas saímos da comunidade com sentimento de desejo cumprido em poder deixar a alegria da boa amizade conquistada pelo carinho recebido pela população espalhada por toda a Lajes Pintadas.