quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESCOLAS SÃO FRANCISCO E VIRGÍLIO FURTADO TRABALHAM ENSAIO NA MARCHA AO RESGATE AO DIA 7 DE SETEMBRO EM LAJES PINTADAS

Ainda no resgate a tradição da marcha comemorada no dia 07 Setembro por todas as escolas em todo o Brasil e de volta ao município de Lajes Pintadas. A continuação no ensaio para estarem comemorando o dia da independência ainda está sendo realizado em nossa cidade. Na última terça-feira (11), as escolas São José e Santa Marta juntamente com seus alunos estiveram realizando o primeiro ensaio por principais ruas levando a tradição retomada pela agilidade do grupo de escoteiro no proposito dá continuidade no trabalho já não realizado dentro do município.

Na tarde de ontem (13/06)  as 14:00 horas, foi a vez das escolas estaduais São Francisco e Virgílio Furtado darem novamente continuidade no projeto com alunos de 1º ao 9º ano do ensino fundamental e médio. Na contribuição o grupo escoteiro da cidade de São Tomé esteve enviando sua banda marcial para usar como contribuição no processo de estabilizar o ensaio e marchar pela independência brasileira. No total mais de 120 alunos  jovens e adolescente percorreram as ruas da cidade acompanhados de seus professores ao som da banda marcial.

Durante a marcha, as ruas em destaque foram iniciadas pela João Francisco Borges, percorrendo São Francisco, José Zeferino Gomes, José Ferreira Sobrinho, João Pinto de Souza e Walfredo Gurgel. Durante a marcha nossos idealizadores  representantes do grupo de escoteiro do município pelos chefes Manoel Lopes Junior, Josefa Leodicéia e o presidente Cleiton Evaristo também estiveram abrilhantado com sua participação. O segundo ensaio foi finalizado em frente a escola São Francisco dando continuidade com o encerramento ao lado da igreja Matriz da cidade de São Francisco de Assis.












4º BOLÃO DE VAQUEJADA PARQUE JOSÉ PRAXEDES EM SITIO PAU QUEIMADO - LAJES PINTADAS


ESCOLA SÃO FRANCISCO EM LAJES PINTADAS PROMOVE GINCANA ECOLÓCICA

 A escola Estadual São Francisco na coordenação de toda uma equipe profissionais professores e sua coordenadora Ana Lúcia da Silva esteve realizando nesta última terça-feira 11 de Junho de mais um trabalho envolvendo alunos e comunidade em geral. A gincana ecológica, realizada no período da tarde as 13h30min marcou a participação do projeto “Meio Ambiente” realizado durante todo o período da semana onde diversos alunos  estiveram se envolvendo em várias atividades usando todo o processo em um rodizio de brincadeiras e motivação na preservação do meio ambiente e no trabalho ecológico. 

A gincana contou ainda com a colaboração de alunos do 1º ao 4º ano do turno matutino e de 5º ao 9º ano vespertino, onde usaram suas habilidades repassadas nas atividades que  somaram criatividade e esperteza para cumprir suas tarefas e apresentar aos jurados em tempo recorde. Nas tarefas estimuladas pelos educadores 10 habilidades foram repassadas para os grupos identificados pelas cores branco e amrelo;  dentre elas foram: apresentação de coreografia com música relacionada ao tema da gigana, apresentação de objetos confeccionado com material reciclado, exposição de um mural informativo sobre o meio ambiente, criação de um fanpage ecológico com mensagens, e materiais fotográficos, envolver dentro da gincana o maior público de participantes da comunidade, tarefas surpresas, criar parodia, realização de desfile de roupas confeccionadas com materiais reciclados  e por último; trazer a maior quantidade de alimentos envolvendo a comunidade em geral na participação da arrecadação.

As atividades envolveram professores e aproximadamente 300 alunos da Escola Estadual São Francisco situado na Rua João Francisco Borges.  Ainda durante o trabalho escolar os professores ressaltaram a importância da Gincana onde a coordenadora Ana Lúcia falou em suas palavras dizendo: O projeto Meio ambiente tem o objetivo de promover a mudança comportamental dos alunos com a formação de novos hábitos relacionados à utilização responsável dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos, como incentivo à educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade. Dessa forma, desperta a consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no município. 

A gincana contou ainda com a participação e colaboração pelo projeto + educação dos monitores Marilia, Elida, Allan Daniel, Alana Cabral, Nathaniel, Adelina, Daylla e Josemário onde os mesmos estiveram ainda no incentivo e na criação do trabalho para os alunos. A premiação para o grupo vencedor  onde a equipe Branca foi o campeão os cincos pontos de vitória foram distribuída na disciplina como reforço no aprendizagem, já o vice-campeão representada pela equipe amarela com 2 pontos também ficaram na opção de escolha na disciplina para o aumento interdisciplinar em sala de aula.  A gincana esteve ainda promovendo brincadeiras, conhecimentos e muitas diversões entre seus professores e toda a equipe organizadora. 
























fotos: Professora Socorro Oliveira

ERFERMEIRANDAS LAIANA CARLA E FÁBIA CHEYENNE ENCERRA ESTÁGIO EM ATENÇÃO BÁSICA COM FESTIVIDADES POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE LAJES PINTADAS

Nesta quarta-feira, dia 12 de junho de 2013, aconteceu na Unidade Mista de Lajes Pintadas o encerramento do Estágio Supervisionado em Atenção Básica das enfermeirandas Laiana Carla e Fábia Cheyenne, que concluiram mais uma etapa na formação acadêmica da Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Campus de Santa Cruz, foram aproximadamente 4 meses de estágio, onde as mesmas iniciaram no dia 19 de fevereiro do corrente ano, tendo como preceptora do campo de estágio a Enfermeira Juliana Ferreira da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município.
      As enfermeirandas juntamente com a Enf.ª Juliana Ferreira desempenharam  durante todos os 4 meses a diversas funções de desenvolvimento dentro do município  que competem ao enfermeiro, como: acompanhamento às gestantes (pré-natal), Crescimento e Desenvolvimento da Criança (CD), consulta clínico-ginecológica, Programa Hiperdia (atendimento aos hipertensos e diabéticos), planejamento familiar, programa de imunização, curativos, visitas domiciliares, preenchimento dos sistemas de informação, além de atividades e ações educativas voltadas para a população e profissionais técnicos de enfermagem, como por exemplo: Atualização em vacinas e rede de frios, atualização em curativos e coberturas, planos de cuidados voltados para pacientes que realizam curativos, implantação da ficha clínica da mulher, participação nas campanhas de vacinas, mutirão da dengue, semana da mulher, semana saúde na escola, dentre outras.
 Para marcar este  sucesso absoluto do trabalho realizado com total empenho; na tarde de ontem foi realizado o encerramento de nossas profissionais proporcionada pela nossa equipe da rede de saúde pública onde contou com a participação dos profissionais da UMS da cidade, como a Médica da ESF Drª Elza Seabra, os técnicos de enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliares de Serviços Gerais, Coordenadores da UMS e auxiliar de serviço bucal.
O encontro foi idealizado com êxito onde os discursos foram atribuídos pela enfermeranda Fábia Cheyenne onde esteve agradecendo pela oportunidade de ter tido a experiência de estagiar no município como uma chance única e exclusiva. Da mesma forma Laiana Carla também encerrou com total entusiasmo  a comemoração aproveitando a ocasião para deixar em suas palavras a saudade da conquista obtida pelo apoio de nossos profissionais em saúde de Lajes Pintadas. A comemoração foi promovida na unidade de saúde do município no período das 14h00min horas da tarde.











quarta-feira, 12 de junho de 2013

3ª CAVALGADA ENTRE AMIGOS DE SÃO PAULO DO POTENGI


BATE PAPO NO RECONHECIMENTO NO ESPORTE MUNICIPAL E NA DETERMINAÇÃO PELA PAIXÃO FUTIBOLISTICA

No trabalho de reconhecer grandes talentos espalhados por nosso município, o nosso blog esteve na noite desta terça-feira 11/06 entrevistando um dos grandes talentos na participação no esporte de nossa história do futebol de Lajes Pintadas. Seu nome é  Gleidson Lucas da Silva, 17 anos de idades e reside na comunidade de Bento Nunes.  O garoto adolescente filho de Gleide da Silva e Luiz Gonzaga Pereira da Silva desde os seus 07 anos de idade que atua  jogando na paixão chamada futebol. 

O garoto vindo da zona rural, sendo agricultor foi reconhecido no talento quando jogou a primeira vez estreando como principiante em partidas pelo programa de Erradicação no trabalho infantil – PETI sendo identificado como um dos talentos na participação dentro do futebol de nosso município. O garoto jogando como profissional e se destacando em vários times Luquinha conhecido por muitos jogou em times dentro do município  sendo identificando sempre como Lateral direito e Volante; como 50 gol sendo em campo ou em salão o garoto aos seus 16 anos de idade já era o melhor no destaque no time Palmeiras de Goianinha já participando em vários campeonatos tanto na região como também no estado.


Na categoria de base o jovem adolescente, participou de copa como em São Tomé onde mais uma vez foi reconhecido como um dos melhores aos olhares de nossos profissionais no reconhecimento da área futebolística  onde foi chamado em para atuar no projeto Força Jovem criado pelo Vereador Lincoln Gomes. Com 1.65 de altura Luquinha jogou ao lado de outros profissionais como Ramon ex-Alecrim Natal, Miminha ex- Potiguar Currais Novos e Eridelson ex-Santa Cruz.
Ainda durante a entrevista estivemos provocando nos objetivos para o futuro; em resposta o garoto respondeu que um dos seus maiores sonhos é poder se tornar um jogador profissional e participar do time do Coríntias já que é o seu maior ídolo. No apoio dedicado a sua mãe a Sra. Gleide, o garoto nos disse que;  em todos os obstáculos da vida a mesma sempre foi o seu maior apoio.  

Atualmente no Internacional coordenado pelo técnico José Pereira (Nenê), vindo no ano de 2012 do Alecrim,  e como Lateral direito; o mesmo já participou de vários amistoso como em São Pedro, Tarcima/PB, Tangará e São Bento do Trairi. Mais o seu reconhecimento foi mesmo identificado no jogo de salão no ano de 2011 onde foi convidado para participar no Força Jovem chegando a jogar em Campo Redondo, Goianinha e Serra Caiada. Em São Tomé na região Potengi do estado com seus 15 anos e ainda no mesmo ano o jovem jogou pelo Bahia coordenador pelo técnico Jackson Pereira.
Nas lembranças e no mérito pelos times que passou; o jovem de apenas 17 anos de história no futebol já passou no Cruzeiro e na Portuguesa de Barros Preto, Fluminense, Alecrim e Bahia de Lajes Pintadas, Palmeiras de Goianinha ano 2012, Cruzeiro e America de Bento Nunes, Serrano de Serra do Raimundo e o atual onde foi chamado recentemente para participar no Internacional.

No reconhecimento pelo trabalho mesmo realizado dentro do município no esporte seja em campo ou no salão; o esforço foi garantido e honrado pela capacidade de garantir seu nome e realizar um ótimo trabalho na determinação da pratica esportista.