sábado, 25 de maio de 2013

ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS DE CALDEIRÃO CELEBRA DIA DAS MÃES COM MISSA SOLENE

A comunidade de Caldeirão iniciou o sábado 25 de Maio com festividade em comemoração ainda ao mês das Mães. A comemoração foi promovida pela Associação de desenvolvimento rural local e idealizada por sua presidente Maria de Fatima de Oliveira.
Logo nas primeiras horas da manhã, estivemos acompanhando ao nobre vereador José Antônio e sua esposa Maria do Socorro dos Santos para a realização do evento promovido na escola municipal da comunidade  São Francisco de Assis. As 09h00min horas da manhã  a realização do evento foi iniciado com a santa missa sendo celebrada pelo pároco Idalmo Cesar Fernandes onde nas leituras as mamães da localidade estiveram participando ativamente. Na primeira leitura a presidente da associação foi a primeira a realizar a celebração.  Dando continuidade, logo em seguida foi à vez da agricultora Jerlaide Borges de Araújo  entronizar o salmo repsonsorial.

No total quase 30 pessoas estiveram comparecendo para festejar o evento em homenagem as mães da comunidade rural como também na ação de graças pela passagem no curso de mestrado obtido pela educadora Maria de Fatima e saúde do Sr. José Pedro de Oliveira de 78 anos de idade.  Durante a celebração da santa missa,  no sermão do pároco, o líder católico foi claro e objetivo em sua fala quando mencionou a todas as mamães como símbolo de exclusividade deixando e aos filhos presente; em dedicar todas homenagens voltadas para suas mães. O pároco voltando ao passado relembrou sua infância ainda como jovem quando já era homem no interesse da família. 

Finalizando; o encerramento foi promovido com as homenagens da mamãe Expedita Paixão de Oliveira que entoou um hino oferecido para o dia de comemoração e nas falas de homenagem do nobre vereador e aniversariante do dia José Antônio (deca) onde esteve agradecendo pela rica oportunidade de está no meio de seu povo. Logo após a presidenta também levou a sua fala simbolizando o STTR do município na pessoa de Micarla Linhares pelo apoio e parceria em poder realizar o evento e na colaboração de todos. Ao final o lanche foi servido acompanhado dos brindes sendo entregue numa felicidade e como gesto de agradecimento por sua presidente e  representante da localidade as suas sócias. 






























Adutora Monsenhor Expedito suspenderá abastecimento de água em 17 cidades para troca de tubulação



http://wsantacruz.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/adutoras-1.jpgPara prevenir vazamentos frequentes em um trecho de 60 metros da adutora Monsenhor Expedito, no município de Boa Saúde, na região Agreste do Estado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está trocando a tubulação antiga por uma nova, de 450 milímetros. A mudança só será possível com a suspensão no fornecimento de água por no máximo 72 horas, começando às 7h da terça-feira (28) até sexta-feira (31), para 17 dos 30 municípios abastecidos pela adutora.
As cidades que terão o fornecimento de água suspenso são: Boa Saúde, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, parte de Bom Jesus, Lagoa dos Velhos, Barcelona, São Tomé, Sítio Novo, Rui Barbosa, Tangará, Japi, São Bento do Trairi, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jaçanã. Os serviços serão realizados nas proximidades da Estação de Bombeamento (EB3) na zona rural de Boa Saúde.

fonte: maisfmnoticias.com.br


município de Boa Saúde, na região Agreste do Estado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está trocando a tubulação antiga por uma nova, de 450 milímetros. A mudança só será possível com a suspensão no fornecimento de água por no máximo 72 horas, começando às 7h da terça-feira (28) até sexta-feira (31), para 17 dos 30 municípios abastecidos pela adutora. As cidades que terão o fornecimento de água suspenso são: Boa Saúde, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, parte de Bom Jesus, Lagoa dos Velhos, Barcelona, São Tomé, Sítio Novo, Rui Barbosa, Tangará, Japi, São Bento do Trairi, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jaçanã. Os serviços serão realizados nas proximidades da Estação de Bombeamento (EB3) na zona rural de Boa Saúde. Publicado em maisfmnoticias.com.br | Deixpousada brasil

TRADICIONAL FORRÓ DE SÃO PEDRO EM SÃO TOMÉ

 
 

Sindicato Rural de Lajes Pintadas participa do Grito da Seca RN, organizado pelo FOCAMPO e FETARN

No dia 21 de maio, o campo e a cidade se juntarão para realizar o Grito da Seca no Rio Grande do Norte, uma atividade que mobilizou cerca de 5 mil agricultores e agricultoras familiares de várias regiões do estado. O grito de sede de água e de direitos, mostrou para nossos parlamentares estaduais as consequências da estiagem prolongada no semiárido potiguar e com a ausência de investimentos em ações estruturantes para a convivência com o semiárido que não foram atribuídas aos agricultores rurais de base. 
O Grito da Seca foi promovido por diversos Sindicatos rurais de todo o estado incluindo acidade de Lajes Pintadas destacando as comunidades rurais de Catolé, Pau Queimado, Barros Preto, e alguns dos trabalhadores da cidade. No total 17 agricultores homens e mulheres de nosso município estiveram somando na reinvindicação por melhorias de vida digna na zona rural e urbana.  Durante a concentração alguns pontos foram focados como viaduto de Ponta Negra, dando continuidade, os participantes seguirão, pela BR 101, até o estádio Arena das Dunas, onde foi realizado o ato público. Logo após foi entregue a pauta de reivindicações ao governo estadual e federal. Alguns dos agricultores de cidades polos do estado, ficaram mobilizados em Natal para negociarem com outros órgãos (INCRA, CONAB, BNB).
A mobilização, foi organizada pelo Fórum do Campo Potiguar, onde objetivou denunciar, à sociedade, o descaso e o abandono dos agricultores (as) nos últimos anos e durante a atual seca, que é considerada a maior seca dos últimos 50 anos.
Outros focos importantes foram: As políticas anunciadas,  sendo que a maioria delas ainda não implementadas pelos Governos Federal e Estadual se tornando insuficientes, sendo que algumas dessas iniciativas fortalecem a lógica da Indústria da Seca e reforçam a ideia equivocada de que o único problema é a falta ou a pouca chuva, quando na verdade trata-se de um problema político de privilegiar megaprojetos e megaeventos ao invés de se garantir direitos e democratização no acesso a água, terra, assistência técnica, etc.
A pauta do “Grito da Seca: Sede de água e de direitos” foi construída pelo FOCAMPO (FETARN, FETRAF, ASA, MST, MMM, MLB, CSP-Conlutas, CUT, Comitê Popular da Copa, MLST, CPT, Pastorais Sociais, FETAM, Levante Popular da Juventude), juntamente com outros movimentos e organizações da sociedade civil que atuam no campo e na cidade. Pela primeira vez no estado, construiremos a unidade na luta entre os movimentos do campo e da cidade.
 Entre as principais reivindicações foram sistematizadas alguns com urgência de respaldo a governadora dente elas: a criação de política de recursos hídricos para universalizar o acesso a água no estado; programa estadual de assessoria técnica permanente aos assentamentos e comunidades; estruturação dos órgãos de assessoria e pesquisa (EMATER, EMPARN, IDEMA, INCRA); ampliação do programa de distribuição de alimentos para os rebanhos (milho, silagem);  renegociação de dívidas e financiamento para estruturação produtiva da agricultura familiar; incentivo à produção de alimentos agroecológicos da agricultura familiar com redução de tarifa de energia e aquisição desses alimentos pelos programas de compras governamentais; desapropriação de imóveis rurais pelo INCRA e infra-estrutura para os assentamentos de reforma agrária, entre outros.

Ao termino do evento e na governadoria, Como já era se esperar a Governadora Rosalba Ciarlini Rosado, não apresentou nada de novo para as reivindicações apresentadas pelo FOCAMPO.  Apenas comentou o que já está "fazendo" e as velhas promessas de sempre, falando dos governos anteriores e tateando palavras para tentar justificar o congelamento da ação estatal (burocracia, decisões judiciais, governo passado etc) A classe trabalhadora tem que continuar mobilizada e protestando contra o descaso do Governo Rosalba. 
A federação do estado movido pela defesa dos trabalhadores FETARN, participou ainda no mesmo dia  em Brasília-DF das negociações do Grito Nacional da Terra Brasil/2013 e logo em seguida esteve realizando sua mobilização no planejamento de  novos protestos contra tamanha desconsideração para com os trabalhadores/as rurais do RN. Na fala do Presidente Ambrósio Lins o mesmo apenas ressaltou; A  Diretoria da FETARN está sempre pronta para enfrentar e apoiar as reivindicações da categoria organizada.














fotos: STTR Lajes Pintadas
Fonte: www.fetarn.blogspot.com.br
texto reconstruido: Gilceane de Souza

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE LAJES PINTADAS PARTICIPAM DE I ENCONTRO SOBRE TECNICAS ATUALIZADAS EM CURATIVOS

Realizado no último dia 21 na câmara Municipal de Lajes Pintadas, nossos profissionais em saúde pública familiar de nosso município estiveram realizando mais um importante evento sobre técnicas atualizadas em curativos. A palestra idealizada contou com a presença da enfermeira Leonor Paiva e coordenadora do curso de enfermagem da FACISA-UFRN Campo Santa Cruz.

O evento organizado pela enfermeira Juliana Morais e as enfermerandas Fábia Cheyenne e Laina Carla contou com diversos profissionais na área da saúde sendo técnicos e auxiliares de enfermagem do referido município. A nave  da câmara de vereadores esteve lotado para ouvir algumas explicações repassadas pela profissional Leonor.

Dentre alguns assuntos relacionados ao tema pela palestrante, a mesma ressaltou alguns assuntos de como está tratando uma pessoa que necessita obter atendimento em diversos tipos de higienização usado pelo curativo ou ainda nos cuidados referido tratamento profissional para como o paciente.  O evento participativo contou anda com a secretária municipal de saúde a Sra. Solange Cabral que também colaborou com sua participação para que todos estivesse sendo esclarecido no assunto de suma importância para o serviço geral da saúde em urgência usado pelo curativo. 

O Encontro realizado no período da manhã foi de suma necessidade para que nossos profissionais estejam cada vez mais sendo capacitado para atender melhor a população em geral no serviço saúde.
 



fotos: rede facebock: Fábia Cheyenne
fonte: profissionais de saúde