sábado, 20 de abril de 2013

Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza profissionais em saúde pública de Lajes Pintadas neste sábado 20 de Abril

Profissionais em saúde pública do município de Lajes Pintadas estão realizando nos dias de 15 à 26 de Abril a 15ª  campanha Nacional de vacinação contra a influência da gripe em diversificados grupos que identificam a doença. A mobilização que acontece em todo o Brasil e nos municípios nos postos de saúde; em nossa cidade está sendo realizado Durante toda a semana não só na Unidade Mista mais como também nas comunidades rurais levados pelos enfermeiros (a) e equipe de profissional em saúde para as famílias.
Nas localidades rurais, o atendimento é promovido com os diálogos repassado para a população de como poder está se prevenindo contra a gripe e estando ainda no alerta  e no combate tomando a vacina. Dentre a prevenção realizada O grupo prioritário é composto por adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de trabalhadores de saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
No período da manhã deste sábado (20) estivemos acompanhando de perto todo o trabalho desta equipe no dia D de Vacinação na Unidade de saúde de nossa cidade como também na localidade de Barros Preto, na sede de nosso município encontramos alguns dos enfermeiros realizando a campanha já no primeiro momento do dia nos trabalhadores de saúde, dando continuidade durante todo o dia. Coordenado pela enfermeira Juliana Ferreira estiveram ainda outros profissionais como Celito Varela, Luciana Teutônia, Vera Lucia, Angélica Alves, Midiâ Souto, Alice e a enfermeiranda Cheyenne, no período da tarde outra equipe foi escolhida para dá continuação do dia de proteção contra a gripe como; Ana Lúcia, Elma Alves, Joana D`arc, Moises e a enfermeiranda  Laiana.
Na localidade rural, de volta estivemos no posto de saúde e encontramos no atendimento a enfermeira Aldemir Francisca, e os agentes de saúde Maria José Santana e Robson Moreira também realizando o trabalho e vacinação. Ainda durante toda semana outras equipes estarão no atendimento da  vacinação ao público atendido na unidade básica de saúde de Lajes Pintadas nos horário de atendimento. O dia “D” realizado no período de hoje teve como finalidade  e objetivo  diminuir a incidência da doença, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, que constituem a população mais vulnerável. O atendimento foi encerrado as 17:00 horas onde somando já passe de 150 pessoas atendidas em todo o município destacando a zona rural e urbana.
 












MOVIMENTO SINDICAL SEDIA SEU 1º SEMINÁRIO REGIONAL DO TRAIRI TERCEIRA IDADE TRABALHADOR (A) RURAL EM PASSA E FICA

Durante o dia desta sexta-feira (19/04) a cidade de Passa e Fica esteve realizando  o 1º Seminário Regional do Trairi da 3ª idade com a presença marcante de diversas cidades sendo representada por grupo de idosos ou parte do movimento pela comissões municipais de idosos dos STTR`s das cidades visitantes.
O tema para o seminário foi focado na valorização e na defesa da 3ª idade  e nos direitos respaldado no estatuto do idoso com paridade de segurança e avanços conquistados dentro do movimento trabalhista. O evento foi realizado na Avenida Celso Lisboa no Ginásio cultural da cidade Opepeuzão onde contou com um total de quase 400 pessoas dentre idosos e instituições sendo representadas por suas autoridades. Da cidade de Lajes Pintadas  o Sindicato dos Trabalhadores (a) rurais do município esteve enviando seus representantes no total de 15 pessoas sendo 3ª idade mulher e Juventude; parte de sua diretoria também esteve acompanhado como o secretário de juventude rural Gilceane de Souza, coordenador da 3ª idade Genival Jacinto 2ª tesoureira Ana Gleide e a presidenta Micarla Linhares. Além deste, nossas comunidades rurais também foram representada como Pau Queimado, Catolé, Barros Preto, Cabaceira, Mata Verde e  Maria de Fatima de Oliveira de Caldeirão na representatividade da Associação comunitária local e a Instituição ASA Trairi pelos programas de articulação de convivência no semiárido potiguar.
Logo no primeiro momento, as falas de abertura foram idealizada pela coordenação parte diretoria da Federação dos trabalhadores do estado do Rio Grande do Norte (FETARN), que foram esplanadas pelo secretário de juventude Erivan do Carmo onde agradeceu pela iniciativa do Sindicato local está realizando um importante evento de caráter regional em parceria com os sindicatos parceiros de municípios da região e a confederação nacional dos trabalhadores do Brasil (CONTAG). Logo após foi realizado mais um espaço de dialogo sendo transmitidas as falas pelo secretário nacional da 3ª idade (CONTAG) o Sr. Natalino Cassaro onde ressaltou os impactos positivos criado pelos direitos do idoso mencionado o estatuto criado em  de Outubro do ano de 2003 sobre a lei de nº 10.741 onde disponibiliza pleno goso dos direitos fundamentais da terceira idade no Brasil pela agricultura rural e pessoa jurídica humana.
 Após a fala iniciada pelo secretário as 09h00min horas da manhã, em seguida, foi dada a oportunidade para que todos estivessem deixando em suas articulações a fala na resposta com participação. Houve ainda outras oportunidades sorteios de brindes sendo doado pela participação de representantes do Boticário e em seguida muito forró pé de Serra com a parada rápida para o almoço.
Retornando as atividades e já no período da tarde, novamente foi realizado o segundo momento e desta feita com a fala da assessora nacional da terceira idade Maria Cavalcante Vicente, que aproveitando a ocasião apenas preveniu ao idoso em poder está sendo acompanhado em suas tarefas no dia-a-dia de uma pessoa responsável; a assessora disse ainda que é de suma importância que  o idoso nunca esteja repassando informações sobre sua vida ou dados pessoais para segundo e até terceiro para que não venha ser no futuro alvo de situações desagradáveis.
De nosso estado e representando a terceira idade pela agricultura Rural (FETARN) Divina Maria de Medeiros apenas acrescentou a valorização de poder está participando de um mencionado evento de suma importância dentro da região trairi.
O seminário contou ainda com a participação do assessor municipal da prefeitura local Ionaldo Balbino da Costa, presidente do STTR local da cidade e idealizador do evento Paulo Claudio além ainda do presidente da Central dos trabalhadores no estado José Rodrigues, e o nobre vereador recém-eleito pelo PT  de Monte das Gameleiras Nicolau Neto. O evento  contou com a participação dos sindicatos da região onde estiveram enviando diversas caravanas com ônibus e veículos pequenos destacando eles Lagoa Dantas, Lajes Pintadas, São José do Campeste, Serra Caiada, Serra de São Bento, São Bento do Trairi, Monte das Gameleiras, Sitio Novo, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Boa Saúde, Eloi de Souza, Passa e Fica, Campo Redondo, Jaçanã e Japí. O encerramento foi realizado as 14h00min horas da tarde com mais forró e o retorno das caravanas para as suas cidades.


































SITIO PEDRA PRETA EM SÃO TOMÉ SERÁ PALCO DE AVENTUREIROS EM DUAS RODAS NESTE DOMINGO


Fazendo história: O Diário Lajespintadense comemora hoje 2 anos de existência


O blog O Diário Lajespintadense completa neste sábado (20/04), seus 2 anos de existência. Uma data que merece ser comemorada pela grande referencia que se tornou este portal de notícias, não só em nosso município, mas em toda região ao longo deste período, deixando sempre os seus leitores bem informados.

São um pouco mais 3.000 mil postagens mais de 2.000 dois mil comentários com  mais 270 mil visualizações. Nos dias atuais conseguimos alcançar uma média de 700 a 2.500 acessos diários.
Ao longo destes dois anos o blog vem ficado conhecido. Centena de leitores acessa nossa página diariamente para ficar bem informado do quer acontece não só, no município como em região. O blog interage com leitor através de um ícone dos comentários, no qual as pessoas pode deixar sua opinião abaixo de cada postagem.

Neste momento, resta só a agradecer. A você que colabora direta ou indiretamente, aos blogs parceiros, em especial aos nossos anunciantes oficiais; Loterias Casa da Sorte e O Verdurão.

O Diário Lajespintadense é isso, uma página sempre atualizada com notícias para os nossos leitores. Enfim  o meu muito obrigado e continue nos acessando e colaborando com o crescimento do nosso portal de notícias.
 
fonte:odiariolajespintadense.blogspot.com.br
Agradecimentos:  blogueiro Paulo Gomes
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJES PINTADAS REALIZA SOLENIDADE COM BENEFICARIOS DO PROGRAMA HABITAÇÃO RURAL PARA MAIS 50 CASAS

Depois de iniciada as obras de construção das residências rurais pelo projeto habitação rural e plano nacional da Minha Casa minha  com 36 casas estando no processo de classificação adequada na última semana de Abril (06), na tarde de ontem novamente a prefeitura municipal de Lajes Pintadas na pessoa do prefeito municipal o Sr. Nivaldo Alves e vereadores municipais juntamente com demais autoridades e equipe de apoio no município como o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; estiveram assinando o convênio de mais 50 casas destinadas as famílias sem moradia e que reside na zona rural.

As primeiras residências iniciada na localidade de Riacho Fechado 01, na assinatura do mais novo convênio irá beneficiar dentre outras comunidades destacando Serra Verde, Barros Preto, Bento Nunes, Boqueirão, Catolé, Riacho Fechado, Saco de Dentro outras diversas que estarão sendo classificada por seus moradores no atributo das necessidades. A solenidade do evento contou ainda com a participação do representante Pedro Cavalcante de Albino responsável pelo programa no município vindo  do Instituto HIDEHAC  do Estado do Rio Grande do Norte – Natal. Logo nas primeiras falas, as palavras pronunciadas ficaram por conta da secretária d bem estar social Isabel de Lima que esteve desejando a todos (a), uma ótima tarde de benefícios proveitosos para as diversas famílias presentes. Para o inicio da reunião realizada no final da tarde as 16h00min  no Centro de Convivência Estevão Gabriel (conviver) e logo após as falas da secretária, logo no primeiro momento e  dando continuidade outras oportunidades também foram facultadas sendo usadas pela exaltações de nobres vereadores como  José Antônio (deca de Lourinho) Djanilson Ferreira e Aroldo Junior, já no discurso do advogado Juarez Queiroz e também deixando suas considerações, o mesmo apenas somou sua fala dizendo que os benéficos como os programas sociais voltados para o município tais como bolsa família e garantia safra e um englobamento será cada vez mais uma salvação para o agricultor rural onde sua luta será de cada vez mais está a frente para defender ao município de Lajes Pintadas no processo de que cada agricultor (a) rural possa está se beneficiando.

O evento  realizado no auditório do Centro de Convivência Estevam Gabriel de Lima, além das lideranças municipais contou ainda com mais de 200 beneficiários dentre diversas comunidades rurais onde cada um tiveram a oportunidade de ouvir e deixar a sua sugestão.

Encerrando a tarde de solenidade da assinatura do mais novo convênio que irá beneficiar aos nossos habitantes rurais, o prefeito municipal foi o último a deixar sua fala Nivaldo anunciando  que além das 50 unidades habitacionais que estão asseguradas para zona rural, já se encontra em construção 36 unidades na zona rural já estão sendo estabelecidas pela construção. Nivaldo disse ainda: “Como gestor municipal e responsável pela população de meu município, minha meta é que ao terminar o meu mandato, todas as famílias de Lajes Pintadas tenham seu lar, sua casa. Gente que como eu, enfrentei as amarguras da vida e as dificuldades vivenciadas como agricultor  rural e que sabe que só teremos uma qualidade de vida quando todos tiverem uma casa, estradas, energia e água principalmente no ano de estiagem prolongada como o que estamos enfrentando nos anos de 2012 à 2013”, o gestor finalizou dizendo ainda, que não tem medido esforços para que as promessas de campanha se transformem em realidade e processo positivo onde cada morador seja ele (a) da zona urbana ou rural possa está vendo os feitos e os desenvolvimentos realizados.

Em seguida cada beneficiário esteve se dirigindo a mesa solene para assinar o contrato de suas residências que serão reiniciadas e onde estarão pagando um valor sucessivo após a residência concluída no período de quatro ano R$: 280,00 reais  dividida em 4 parcelas.