sábado, 23 de fevereiro de 2013

SINDICATO RURAL DE LAJES PINTADAS REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DO ANO

A coordenação do fórum das associações e conselhos comunitário do município de Lajes Pintadas em parceria com o sindicato dos trabalhadores (a) rurais do município esteve na manhã desta sexta-feira 22/02 realizando sua 1ª reunião extraordinária ano 2013. A reunião foi realizada na sede do STTR, onde contou com um público total de 30 pessoas e teve inicio as 08h30min horas da manhã com debates e informações retidas para o agricultor rural.
Logo no primeiro momento foram realizadas as boas vindas, a todos (a) pela presidenta a Sra. Micarla Linhares que ao mesmo tempo esteve saudando em nome da coordenação do fórum; Durante a reunião que durou quase 4 horas de dialogo participativo, tanto os informes como também os assuntos pautados foram de grande importância para o interesse municipal onde foram discutidos  tanto pelos representantes municipais como também pela coordenação e representativa do SEAPAC (Serviço de Apoio Aos Projetos Alternativos) do Rio Grande do Norte sendo representada pela Sra. Marilene Moura.
Iniciando o primeiro assunto foi debatido logo na primeira oportunidade sobre o programa seguro safra para este ano, no município de Lajes Pintadas foram cadastrado 598  pessoas onde será homologado na próxima terça-feira (26) com previsão para que os trabalhadores rurais de nosso município esteve com seus boletos de pagamentos até o dia 10 de Março; referente ao programa bolsa estiagem ( programa de reforçamento na seguridade ao seguro safra), a presidenta mencionou ainda que no município já existe o programa mais que infelizmente estes agricultores rurais que não procuraram  ainda a informação dos seus nomes na lista dos beneficiários que se encontra exposta na secretária de agricultura e no sindicato rural.
Sobre o programa compra direta (Programa de Aquisição de Alimentos pelo PAA) criado em 2003, e voltado para a agricultura familiar, em nosso município novamente estará voltando a ser coordenado pela estecionista da EMATER do município onde terá a frente a jovem Jadicéia Simplício; a presidenta enfatizou ainda que possivelmente as reuniões estarão sendo iniciadas a partir do próximo mês para as devidas informações necessárias em conjunta com os produtores. Para o programa da compra do Milho referente para os animais em parceria com o técnico do programa Francinaldo e CONAB( companhia nacional de abastecimento e apoio de base familiar) e prefeitura municipal, o programa no município já foi inicializado, e para as informações chegada nas localidades o produto uma vez implantado na zona rural não pode ser vendido (comercializado) sendo destinado diretamente para o consumo do animal, podendo ainda ser o município penalizado pela venda ilegal.
No programa PHNR programa de habitação rural, as informações repassadas foi que o município já está aderindo ao programa em articulação com as associações e conselhos comunitários, mais que para os beneficiários possa está recebendo ao programa habitacional precisa está enquadrado nos critérios dentro da agricultura familiar e residindo na zona rural.  Em outro momento também foi discutidos assuntos voltados para P1+2 e P1MC ( Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) ou Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido da ASA). O programa de construções de cisternas implantado em nosso município este ano de 2013, terá uma mudança em sua articulação na fala da coordenadora e representante do programa Marilene Moura a mesma disse: Neste ano que se inicia não trabalharemos os programas citados, devido ao termino  e ao resumo dos contemplados ao ano anterior sendo que este ano será finalizada as cisternas pelo programa FUNASA.
A associação de Artesãs do município AALP na fala de sua tesoureira e representante na reunião Maria Torres aproveitou ainda o momento para convidar a todos (a) para estarem se fazendo presente no próximo dia 09 uma feijoada realizada pela associação. Outras informações foram repassadas como as eleições das associações citando a comunidade de Bom destino e Boqueirão, definições de atividades realizadas nas comunidades (reuniões), e o programa de abastecimento de água pela (operação pipa), onde o coordenador de agricultura o Sr. João Simplicio ratificou que todas as comunidades estão sendo beneficiadas com um total de 23 localidades rurais e mais de 200 famílias na área rural.
Ainda sobre o programa banco de sementes implantadas nas localidades rurais de Barros Preto, Catolé e Bom Destino com uma média de 160 famílias beneficiadas, a presidenta ressaltou que para o próximo ano a previsão é que outras localidades estejam se engranjando no programa onde todos possam está sendo beneficiados com a distribuição de milhos, feijão e sorro para o ano de inverno.
Encerrando a reunião ao 12h00min dia; a presidenta convidou ainda a todos os participantes presentes na reunião para a 1ª ROMARIA DAS ÁGUAS que será realizada no dia 13 de março em Santa Cruz pelos programas sociais de cisternas para todos, onde o público alvo será sociedade civil, representantes municipais, sindicato rural além ainda das associações do município. No registro da reunião a PMLP foi representada pelo secretário geral o Sr. Sidicley Gomes, coordenação de agricultura, representantes da EMATER municipal entre os nobres vereadores José Antônio, Charles Palhares e Aroldo Junior. Entre as associações Catolé, Timbauba, Boqueirão, Serra Verde, Barros Preto, Bom Destino, Saco de Dentro, Mata Verde e  Caldeirão.
                       















sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AÇÃO SOCIAL REALIZA SUA 2º REUNIÃO COM PLANEJAMENTOS PARA O ANO DE 2013 PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL AO MUNICÍPIO

A prefeitura municipal de Lajes Pintadas como um portal de transparência e vinculada com a participação tem promovido durante todo o mês de Janeiro e Fevereiro, diversas reuniões com secretariados do município, para que nossa nação possa está entendo e acompanhando a trajetória de nosso município e ao mesmo tempo vivenciando uma nova forma de trabalho.
Na manhã de hoje, foi dada a continuidade da 2º parte da reunião  extraordinária com o conselho municipal de assistência social para discutir como trabalhar e poder está acompanhado todo os processo vinculados ao bem estar populacional de nosso município nos projetos que venham desenvolver novas ideias e valores humanitários para nossa população. A reunião mais uma vez contou com a presença da nova comissão recém-formada e eleita por votos de aplausos onde durante toda a manhã foi discutidos assuntos como os programas de habitação rural para o ano de 2013, inclusão no cadastro único no município, inclusão no programa de erradicação do trabalho infantil-PETI, acesso ao beneficio de prestação continuada – BPC acesso a serviços para a população no termo saúde e no atendimento preferencial a pessoas com sensibilidade ou gestantes.
Na fala de cada participante foram mencionadas diversas propostas onde foram acatadas pela secretária a Sra. Rita de Cassia Torres que ao mesmo tempo esteve atenta a cada assunto abordado, no trabalho de avanço já; o CRAS- Centro de referência de Assistência Social do município foi focado como ponto principal  no ato de entender as famílias e proporcionar saberes onde incluam as assistentes socais para que nossa população estejam sendo atendidas de maneiras com total eficácia. Nos acompanhamentos as famílias pelo Centro de referência foi ainda questionado que as famílias beneficiárias do programa ou pelo portal de serviço ao público faça-se entender ou beneficiar  com novas propostas de cursos profissionalizantes, oficinas e palestras para as famílias assistidas pelo PAIF.
Pegando logo em seguida um pouco da fala da coordenadora pelo programa, Luciana enfatizou dizendo; Todas estas atividades, além da busca ativa, são facilitadas pela articulação com a rede Inter setorial de saúde, educação e assistência social além ainda do acesso direto como os conselhos e associações dentro do habitar rural. Nosso trabalho com ação social será, trabalhar pela recuperação de todas as metas que não foram atingidas em 2012, mais que neste novo ano nosso esforço sejam ainda mais valorizado.
A reunião foi encerrada com a leitura da ata extraordinária e votada unanimemente pela a provação dos presentes na discursão participativa onde se fizeram na oportunidade o registro da educação, saúde, associação, STTR, ação social, finanças, clube de mães e igreja.















EM MARÇO SANTA CRUZ SERÁ SÓ DE FARRA


BARROS PRETO 24 HORAS FAZ HOMENAGENS AS MULHERES QUE USAM A SIMPLICIDADE PARA VENCER NA VIDA

Lindas mulheres, personalidades consideradas respeito e caráter profissional,  em nosso município elas existem para serem valorizadas por suas capacidades de transformações e  mostrar que seus esforços serão valorizados e respeitada em um futuro de sucesso.
Para algumas estas conquistas já foram demonstrada e merecidamente recebidas com total intuito e valor significativo. Porém para outras; ainda é apenas um sonho que muito em breve deixará de ser desejo e passará a se chamar oportunidade. Nosso blog, hoje parabeniza as mulheres de nosso município que deseja e conseguem realizar uma meta usando a fé e a esperança mesmo que muitas das vezes para chegar no topo tenha que usar o suor sacrificante ou até mesmo a distância da família ou o pouco que resta.
Parabenizamos ainda; a elas que são chamadas de poder de transformação e acima de tudo força de vontade em realizar grandes objetivos, a uma infância entre humildade, a perda usando a valorização dos amigos de apoio e principalmente a simplicidade no que desrespeita ao olhar sincero como amiga. Nossa homenagem pode não ser entendida no momento, mais no futuro; será sonhos realizados e grandes desafios almejados. Barros Preto 24 Horas!  


 

ARTESÃS DE LAJES PINTADAS RECEBE VISITA DE GRUPO DE PESQUISADORES DA UFRN DE NATAL

Outra grande participação em nosso município foi realizada na manhã de hoje; com a visita de jovens pesquisadores da Universidade federativa do estado do rio grande do norte que estiveram nos dando o prazer de retornar a nossa cidade para uma visita de elaborações e ideias pelo projeto CRI AÇÃO desenvolvido por pesquisadores de novas oportunidades de desenvolvimento.
A reunião rápida mais participativa foi realizada na Associação de Artesãs de nossa cidade em conjunta com algumas artesãs que estiveram comparecendo para ouvir e entender um pouco mais sobre o projeto de capacitação  no aprendizado de oportunidades usando a inovação em criatividades. Para início do primeiro momento da reunião, as jovens pelo programa Marcela e Amanda ressaltaram através de um show de slide apresentado para as convidadas, que a criatividade é o princípio da base para dá início a um novo projeto retaliatórios.
A reunião foi rápida, mais também proveitosa, na segunda parte a dinâmica foi planejada de forma que cada participante pudessem desenhar em uma folha de oficio retrato de ideias para um futuro de sucesso e criativo.  Nos desenhos cada artesã, pode se expressar de forma deliberativa naquilo que desejavam para um novo obstáculo mais com esperança de conquistar dentro da Associação e na vida pessoal. Ao final da reunião o grupo vindo de Natal agradeceu a oportunidade de poder esta desenvolvendo pontes de passagem para um futuro de novas criatividades para um planejamento de negocio dentro da Associação de nosso município.