segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pedagoga e Filha de Lajes Pintadas Luciana Rodrigues Fala da História do Município na Participação da Familia Borges!

Aos LajesPintadenses:


Faz 55 anos que o município de Lajes Pintadas foi criado oficialmente, pela Lei estadual nº. 2.332, de 31 de dezembro de 1958, tornando-se município do Rio Grande do Norte, cujo território foi desmembrado de Santa Cruz, dando-se a sua denominação por causa de belas pedras existentes no Riacho com desenhos rupestres de figuras humanas e gráficos indefinidos e indestrutíveis, pintados em tinta de cor vermelha, configurando-se de rara beleza, a partir da qual se denominava o riacho das lajes pintadas. Ali, na propriedade rural do Sr. João Francisco Borges, teve inicio o povoamento, a partir da movimentação pela celebração de missas em louvor a São Francisco de Assis, que foi elevado à condição de santo padroeiro da cidade.
Lajes Pintadas nasceu sob a luz das artes e das manifestações humanas, fruto da fé e da tenacidade dos seus antigos habitantes, pronunciando-se como cidade abençoada pelas orações e culto a São Francisco, cuja primeira missa da localidade, celebrada pelo Monsenhor Alfredo Pegado, ocorreu há 100 anos, em 1913.

Por tudo isso, comemoramos e celebramos agora, nesse dia 31 de dezembro de 2013, os 55 anos da criação do município de Lajes Pintadas e os 100 anos da celebração da primeira missa realizada No alpendre da casa do s.r. João Francisco Borges em Lajes Pintadas, povoamento, hoje cidade e município de Lajes Pintadas, abençoado por Deus e bonito por natureza!...
- Feliz Ano Novo, aos cidadãos e cidadãs de Lajes Pintadas, de todas as idades e de todos os credos, gêneros, raças e condição social!



Luciana Rodrigues da Silva
(Bisneta do sr. João Francisco Borges).