sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Emater Trairi reúne coordneação regional em Lajes Pintadas para avaliação dos trabalhos realizados em 2013 com Planejamento para 2014

Vários representantes EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural ) dentre eles (a) Extensionistas rurais dos municípios que compõem a Região Trairi  estiveram se reunindo na manhã desta sexta feira, 20 de dezembro, em Lajes Pintadas para  a realização de avalia mento aos resultados alcançados em 2013 e planejamento com inclusão das  metas de trabalho para o próximo ano de 2014.

De acordo com o advogado e representante da EMATER municipal de Lajes Pintadas Juarês Queiroz,  o responsável disse;  as reuniões de trabalho aconteciam mensalmente na sede da regional da Emater em Santa Cruz, mas atendendo sugestão o mesmo ressaltou que a partir de agora acontecerão nas cidades integrante da Região Trairi, sendo a primeira em Lajes Pintadas, a segunda em Monte das Gameleiras e na contuindade, nas cidades sorteadas em cada reunião.
Durante a reunião, explicou ainda a Coordenação Regional, onde representada por Nelson Lima o "Pretinho", Raquel, Vanúsia e Danielle, as reuniões mensais são de suma importância, haja vistas sê-las o momento de apresentar os relatórios mensais de atividades e discussão dos problemas de cada equipe relativo aos municípios além, de, como foi o caso dessa, ser momento, também, de avaliação dos resultados anuais e planejamento de metas para o exercício futuro.

Para se ter uma ideia do volume de programa e projetos executados pela EMATER, tome-se como exemplo o município de Lajes Pintadas, que dentre outros, programou e vai atender em 2014, 600 produtores com o Programa do banco de Sementes; 700 agricultores com o Programa Seguro Safra; construção de 25 barragens submersas, com mais 04 tecnologias de convivência com semiárido potiguar (renques, barramentos, poço amazonas e kit horta/pomar).

Ainda na fala do representante municipal;  além dos citados programas, a Emater de Lajes Pintadas atua em diversos outros em parceria com governo federal e estadual, na conformidade do PAA  (Programa de aquisição de Alimentos ) ou  Programa do Leite que atende mais de 500 famílias; O programa Compra Direta, que compra a produção do agricultor familiar e distribui para escolas e entidades assistenciais; O Programa de Venda de Milho em Balcão que atende cerca de 100 criadores em Lajes Pintadas e o Programa de Habitação Rural, onde é peça fundamental, tendo em vista que sem a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF – emitida pela EMATER), a família não tem acesso ao programa.
Encerrando a reunião, o anfitrião,  Juarez Queiroz, ofereceu um almoço de confraternização aos colegas da EMATER e aos principais parceiros, onde esteve presente o Gerente do Banco do Nordeste, Marcelo Cefas e o Gerente de Crédito, Irrailson, além, ainda, de Cely Cristiane (Sec. De Educação), Sidicley Gomes (Sec. Administração), Gabriela (Sec. De Finanças), Isabel Cristina (Sec. De Ação Social), Luciano (assessor) e representando o prefeito, o educador. Arinaldo Lopes Pereira. A reunião contou com a participação de 13 municípios da região sendo representados pela Assistência Técnica e Extensão Rural.












fonte/fotos: http://odiariolajespintadense.blogspot.com.br