quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeitura de Lajes Pintadas e secretarias de saúde e Ação Social promovem em parceria comemorações voltadas para o Outubro Rosa na manhã desta quarta-feira (23).

A prefeitura municipal de Lajes Pintadas em parceria com as secretarias municipais de saúde pública e Ação Social do municipio pensando em comemorar o mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama no mês de Idealização ao Outubro Rosa onde se dá as suas festividades Nacional; esteve promovendo na manhã de hoje quarta-feira  (23/10) no local feira Livre de Nossa  localizada na Rua João Francisco Borges diversas atividades voltada para o público em geral feminino na conscientização do tema.

O Outubro Rosa  onde formaliza uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama foi somado por profissionais da saúde pública de nosso município como também no atendimento do bem estar social. Na ocasião sendo realizado no período das 08h00min horas da manhã; logo nas primeiras horas foram feitos os primeiros trabalhos com atividades no atendimento de Maquiagem, manicura, decorações de unhas serviço de atendimento Avon pela representante executiva Leandra Domingos além ainda no serviço saúde em verificação de pressão, o autoexame do HGT onde classifica a dosagem da glicose, sendo elaborado pelos técnicos de enfermagem, vigilantes ambientais, sanitários, agentes comunitários e enfermeiros. 

Já o serviço social foi sucedido pelos participantes em orientação a população onde se fizeram presente na palestra repassada pela Enfermeira Juliana Morais e Enfermeiranda  Fabia Chayanne onde ressaltaram no tema : Câncer de Mama e os principais sintomas e diagnostico. Abrindo oficialmente a manhã Juliana Morais focou no assunto dizendo: “O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Muitas das pessoas não procuram o devido tratamento tanto por não conhecer como haje a solução ou porque não tem o interesse de procurar a Unidade básica de saúde nos municípios”. 

Já na segunda parte, logo em seguida foi à vez da Enfermeiranda Chayanne também falar; desta feita na pratica, a profissional apenas demonstrou como é realizada a prova do toque para se identificar o câncer uma vez percebido seus sintomas. Ainda durante a manhã; foram realizadas outras atividades como o discurso da secretária Rozélia Moreira no reforço ao mês nacional como também na apresentação do grupo de balé do Instituto IECF acompanhado por sua educadora Eliana Maria onde esteve fazendo uma belíssima encenação ao público presente. Marcando presença, o nobre vereador José Antônio (deca de Louro) esteve presente como também no trabalho de união as secretárias Izabel Cristina e Rozélia Moreira e o Centro de Referência em assistência às famílias  na pessoa Maria Elione.

O evento foi encerrado as 11h00min horas com continuação das  sendo realizado ainda sorteio de brindes pela participação onde foram estendidas até  período do inicio da tarde.