quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comunidade de Catolé em Lajes Pintadas recebe agricultores familiares do estado Ceará para mais um Intercâmbio sobre tecnoligias pelo projeto P1+2 do SEAPAC

Localizada há 8 km da sede do município de Lajes Pintadas a comunidade Rural Catolé esteve na manhã de hoje (16/10) recebendo a visita mais um grupo de visitantes na residência do agricultor Pedro Giliard de Lima Silva para conhecer suas tecnologia conquistadas pelo programa um terra e duas água (P1+2) em parceria com o SEAPAC Rio Grande do Norte.

Coordenado pelos representantes do Centro de estudo de trabalho e de assessoria ao trabalhador (CETRA) Ceará/CE Gleysiane Telis e José Ivan Graciano estiveram chegando na localidade as 12:00 horas da tarde com uma caravana de 34 pessoas representantes da agricultura familiar do território do vale do Coiro e Aracati açú localizado nos municípios de Pentecostes, Itapagé e Itapipoca. O intercâmbio realizado em parceria pela articulação do Serviço de Apoio Aos Projetos Alternativos Comunitários esteve sendo representado pelo Damião Santos de Medeiros, e em nosso município pelo Sindicato dos Trabalhadores (a) rurais onde se fizeram presente a presidenta Micarla Linhares e o secretário Seliton Rodrigues.

O grupo horas antes da chegada esteve visitando a Imagem de Santa Rita de Cássia localizada na cidade de Santa Cruz onde logo em seguida deram continuidade com o trajeto em duas Vans chegando ao nosso município onde no Bar do Pedro foram recepcionados com um almoço. Após a recepção calorosa em seguida foi a vez dos beneficiários conhecerem a diversas experiências dentro do  8º Intercâmbio sobre experiências em tecnologias sobre o P1+2 realizado pelo agricultor familiar como a criação em aviários, suínos, ovinos, bovinos e na cisterna de calçadão onde é utilizada a água para a sustentabilidade de hortas.  

Ainda durante a visita, a prefeita do município a Sra. Márcia Meire não deixou de comparecer acompanhada dos seus pais o ex-vereador Mariano André e sua mãe a subcoordenadora de idosos do município Marilene Santos como também a representante da Associação comunitária do Sitio Caldeirão Maria de Fatima. O encerramento da visita foi finalizada na capela da localidade  de São Pedro as 14:00 horas, onde em dialogo participativo contou com a troca de ideias tanto pelos visitantes como também pelo representante da comunidade onde explicou que em toda a sua vida tem se dedicado ao trabalho de sustentabilidade do retorno agricultor familiar. O retorno ao estado foi realizado no final desta tarde onde todos estiveram agradecendo ao município pelo apoio na troca de informações pelo projeto.