sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vereadora Rita de Cássia Rocha promove na comunidade Rural de Saco de Dentro 1ª Experiência com capacitação no projeto Mulheres da Serra com tema: Alimentação Alternativa

 O Projeto Educação, Trabalho e Cidadania no Campo, em sua primeira experiência sendo realizado no município de Lajes Pintadas de 10 a 13 de Setembro  na comunidade de Saco de Dentro na Escola Municipal Manoel Valentim de Almeida,  na participação proporcionado por uma capacitação com diversas mulheres do campo sendo destacadas agricultoras rurais onde todas estiveram buscando conhecimentos em alimentos alternativos; na manhã de hoje essa primeira experiência   foi finalizada com algumas de nossas autoridades municipais que se fizeram presente para prestigiar o sucesso de nossos participantes no reaproveitamento daquilo que costumamos a desperdiçar ou sem utilidade para o consumo diário. 

A capacitação sendo realizada na comunidade rural de Saco de Dentro, intitulada de “Mulheres da Serra". Foi desenvolvido, durante os dias 4 dias do mês de setembro onde na ocasião foram realizadas oficinas teóricas e praticas na colunaria. Durante as oficinas foram ressaltados a importância do projeto onde compreende várias ações e objetivos, dentre eles destacamos oferta de oficinas de qualificação profissional, visando à promoção e inclusão social de mulheres, propiciando a expansão e fortalecimento da economia de forma sustentável, contribuindo para o exercício da cidadania, plena, através da geração de renda.

Na manhã de hoje  (13/09) após as realizações sendo desenvolvidas durante os dias proporcionados com duração de 5 horas diárias de 13:00 às 18:00 no período vespertino totalizando suas 20 horas carga horária os participantes tiveram a oportunidade de novamente estarem finalizando a capacitação onde contou com a presença de algumas de nossas autoridades municipais para a solenidade de encerramento. O projeto no município de Lajes Pintadas esteve sendo acompanhada pela idealização da profissional representante da IFRN Campus Santa Cruz, pedagoga e vereadora Municipal Rita de Cássia Rocha e pela nutricionista Celina Dias do SENAR Rio Grande do Norte. Na primeira oportunidade oferecida na comunidade rural o projeto foi proporcionado em parceria com várias instituições destacando: IFRN, SENAR-RN,  Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores municipal, ECOSOL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal do Bem Estar Social dentre outras. 

Ainda durante o período curso sendo realizado em sua trajetória pelo município, o público alvo esteve sendo distribuído entre 13 mulheres e 1 representante categoria masculina, na parte teórica cada tiveram a oportunidade de estarem buscando conhecimentos no aprendizagem com comidas culinárias no ato de estarem reciclando e aproveitando o que não usamos nos produtos alimentícios transformando no trabalho onde foram feitas  salada com casca de Abobora escondidinho,  beijinho, coquetel também de Abobora. Outras alimentações foram realizadas como; doces de cocó com maracujá, almondega de carne moída, arroz colorida envolvendo beterraba e outros condimentos, farofa de casaca de banana e bolos adversos. 

O encerramento foi realizado nos discursos de nossas autoridades onde na fala da idealizadora Rita de Cássia a mesma esteve enfatizando dizendo: “Agradecemos a todos os parceiros e principalmente as/os cursistas, por terem dedicando parte do seu tempo durante esta semana para sua formação como pessoa e como profissional do lar e do campo”.
Em seguida foi à vez da participante e presidenta da câmara do Município Marcia Meire agradecer dando continuidade com a fala da secretária de ação social Isabel Figueiredo; marcando presença sua assessora de adjunta Marly Alessandra esteve acompanhada durante a manhã.