domingo, 22 de setembro de 2013

Secretaria municipal de saúde de Lajes Pintadas promove tarde de prevenção contra o câncer de mama e próstata com Rede feminina de Liga Contra o câncer do Rio Grande do Norte em Serra Verde.

Realizando o conceito de sensibilizar a população de nosso município no trabalho com os cuidados a saúde e no serviço de está realizando diversas parcerias com instituições e rede estadual de prevenção a saúde imediata; em apenas dois meses na pasta da secretaria municipal de saúde de Lajes Pintadas estivemos na tarde deste sábado (21/09) na comunidade de Serra Verde realizando mais um magnifico feito proporcionado pela Secretaria na pessoa da secretária municipal de saúde a Sra. Rozélia Moreira da Silva.  

Na escola municipal da localidade Aurea Galvão estivemos registrando uma importante palestra  sendo idealizada por grupos voluntários vindos de Natal/RN ressaltando a importância do combate e na prevenção contra câncer de mama e próstata. A reunião ou debate foi realizado no período das 16h00min horas onde a idealização esteve sendo proporcionada pela coordenadora geral da escola Francisca de Fatima de Oliveira que em convite com a rede Feminina  da Liga contra o câncer representada no estado do Rio Grande do Norte, esteve  oficializando o convite em uma tarde de muitas explicações voltada para um público de quase 100 pessoas sendo sexo masculino e feminino da comunidade rural e circunvizinhanças. 

A abertura foi iniciada pela secretária Rozélia Moreira onde saudou a todos (a) presentes desejando uma ótima oportunidade com muitas sabedorias e informações repassadas sobre o tema:  câncer de mama e proposta. Em seguida foi a vez  de uma das componentes Selma Pereira Gurgel dá oficialmente aberta a palestra  onde logo após foi repassada as falas para a palestrante da tarde Lindamar Queiroz Torres presidente da liga norte rio-grandense contra o câncer no RN. Ainda na fala da palestrante foram abordados outros temas como; prevenção, cuidados, diagnosticação e quais os cuidados quando uma pessoa é retraída pelo câncer.  

No total 10 pessoas estiveram à tarde inteira repassando informações sobre o câncer no trabalho de voluntariado. A palestra durou 1 hora e meia onde foram encerradas as 18h00min horas da noite; ainda em dialogo estivemos conversando com os moradores com residência na localidade o casal  Selma e João Gurgel, o  engenheiro aposentado, esteve nossos repassando que dentro do trabalho realizado na grande Natal, já desde 2008; totalização um numero de quase 100 pessoas onde outros interiores do estado são beneficiados dentro tanto da LIGA como também da  PLICLINICA na capital. Já na fala da economista Selma Gurgel a mesma nos disse; quem Natal as pessoas que comparecem vindos do interior para realizar os exames de Radioterapia e quimioterapia são encaminhada para a casa de apoio Irmã Gabriela que também faz parte da rede onde são atendidos no serviço de atendimento básico em medicação, e hospitalagem sendo preciso o retorno.

Encerrando a palestra, já no período da noite; logo após as finalizações foram realizadas novamente pela secretária onde acompanhada de sua assistente em vigilância ambiental Raimunda Marinalva de Lima estiveram agradecendo a todos prometendo o retorno da equipe para um dia de conscientização no município sobre a prevenção do câncer de mama e próstata.