quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde e prefeitura de Lajes Pintadas promove campanha de multivacinação a saúde do Home no Agosto Azul

Para tentar reverter o quadro e alertar a população masculina para a manutenção de hábitos saudáveis, o Governo municipal da cidade de Lajes Pintadas/RN instituiu o “Agosto Azul”, mês dedicado a fortalecer as ações de prevenção e promoção da Saúde do Homem. Na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto, foi realizada a Campanha referente à Saúde do Homem onde também está sendo realizado em todo o Brasil.

Profissionais na área da saúde municipal estiveram realizando  palestra e diversas ações preventivas para o bem estar do homem. O evento em parceria com a secretaria municipal de Saúde do município e prefeitura municipal contou com a presença do bioquímico Pablo Renoir e a enfermeira Juliana Morais que esteve repassando diversas informações sobre a saúde do sexo masculino e advertindo sobre algumas doenças que se devem ter os cuidados necessários. 

Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar doenças ainda em seus estágios primários. “Quando o homem procura um serviço de saúde, muitas vezes é porque a doença já se manifestou de forma severa. A busca pelo médico deve ser anterior a isso e em caráter preventivo”, disse Juliana!

A mobilização foi realizada na feira Livre localizada na Rua João Francisco Borges da cidade onde também contou com a presença marcante da secretária  de saúde a Sra. Rozélia Moreira que também levou suas palavras ressaltando a importância do dia dedicado aos homens do município e ao mês homenageado todo que especial a valorização da saúde masculina.

O objetivo é fomentar uma mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar um médico e passe a verificar com mais frequência suas condições de saúde”, explicou a secretária da Saúde.

Ainda na oportunidade foram realizadas aplicação de vacinas e atendimento em geral; no período da tarde, no Centro Único de saúde de Lajes Pintadas o atendimento foi preferencial com consulta ao clinico geral e novamente abordado o tema saúde para o homem pelos profissionais da unidade básica de saúde familiar.

























fotos: Equipe de saúde pública