segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Programa Uma Terra e duas águas Promove 1º Intercambio de tecnolgias P1+2 em comunidade rural de Lajes Pintadas

No último dia 30/07 a cidade de Lajes Pintadas esteve recebendo diversas instituições da região do Trairi para a realização do 1º Intercâmbio do programa Uma Terra e duas águas (P1+ 2) na comunidade do Catolé na residência do proprietário rural Pedro Giliard da Silva. A visita foi realizada no período da manhã, no conhecimento de algumas tecnologias implantada pelo programa dentro do município; na participação e acompanhando aos nossos visitantes a representantes regionais pelo programa como; José Eduardo (animador) Rachiel (nutricionista) e Wanuzia (estecionista regional da Emater Trairi), dentre estes outras formalidades foram identificadas por nossas autoridades como o gestor municipal o Sr. Nivaldo Alves, vereadores Djanilton Ferreira e Haroldo Junior.

Na continuidade da visita na propriedade nossos visitantes estiveram ainda percorrendo no conhecimento das tecnologias como cisterna de calçadão, aviários de galinhas, pocilga, criação de ovinos, e na demonstração da bomba tubular.  Outras autoridades municipais e na representatividade agricultura foram; a presidenta do Sindicato Rural do município a sra. Micarla Linhares, secretário de obras Ivanilson Feliciano, assessor municipal Arinaldo Lopes e o advogado o Sr. Juarez Queiroz.   

No dialogo repassado após as visitas realizada na Capela da comunidade de São Pedro o agricultor rural Pedro Gilliard apenas enfatizou sobre os beneficiamentos do programa em sua propriedade rural onde mencionou que, em 11 meses os beneficiamentos foram atribuídos não só para a família, mais como também para a comunidade. Nas palavras do prefeito do município; o Sr. Nivaldo foi breve em suas palavras acrescentando apenas que todo o trabalho de desenvolvimento voltado para a população da zona rural terá sempre uma finalidade em parceria com o município e com o total empenho da prefeitura municipal de Lajes Pintadas.

Estivemos registrando ainda algumas visitas sendo representada  pelas cidades de Serrinha, Passagem, São José do Campestre e Santa Cruz. O encerramento das visitas foi finalizado com o almoço para todos (a) pelo programa P1+ 2. No município de Lajes outras tecnologias form implantadas como barragens subir mesas, tanques de pedras, barraginhas, cisternas de calçadão, bomba tubular e cisternas de enxurradas.

 









fotos: STTR Lajes Pintadas
fonte: Programa uma terra e duas águas P1+ 2