terça-feira, 27 de agosto de 2013

Profissionais de Saúde Pública do municipio de Lajes Pintadas promove dia de Saúde do Homem Trabalhador com qualidade de vida na comunidade de Serra Verde

Em comemoração ao mês do Homem, lembradotodo este mês de Agosto a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo o mês da Saúde do Homem Trabalhador. Nas comemorações inclui uma série de atividades promovidas entre as equipes de saúde básica para a família e diversos profissionais em todo o município.
As ações são coordenadas pela Enfermeira Juliana Gomes, e toda a equipe da secretaria municipal de saúde da cidade de Lajes Pintadas como também pela nova secretária do município a Sr. Rozélia Moreira da Silva. O  objetivo do mês é proporcionar atenção a um público que é mais resistente ao atendimento médico e odontológico. "Existe uma barreira cultural muito forte de que homem não pode ficar doente. Além disso, as unidades de saúde - que promovem as ações de prevenção - funcionam durante período em que maioria dos homens está trabalhando. A associação destes fatores faz com que o homem só procure atendimento médico quando já está doente, deixando de lado, na maioria das vezes, as ações preventivas", esclarece Rozélia. 

Já politica nacional de atenção integral á saúde do homem e nos cuidados de prevenção e alerta a população, diversos profissionais em assistência em saúde familiar na manhã de hoje (27/08) estiveram de volta a comunidade rural de Serra Verde para realizar um dia “D”  de saúde para a população e no Agosto Azul para os homens da comunidade em geral.
Logo  no período da manhã,  e levando em conta estes fatores, uma série de ações voltadas para a saúde foram  programadas e realizadas para o dia todo na comunidade rural, como palestras, aferição de pressão arterial e teste de glicose (PA/HGT), atendimento odontológico, agendamento de consultas, entre outros serviços.  Foram realizados ainda  diversos atendimentos  de odontologia para homens como aplicação de flúor pelo dentista Wenzel e  a técnica Maria Ferreira. A primeira parte do atendimento aos habitantes da comunidade foi promovida pelo público infantil da escola e filhos de familiares onde estiveram recebendo atendimentos básicos de higienização e com os cuidados a saúde bucal sendo também orientados pela secretária municipal além de outros. O atendimento foi realizado na escola municipal Aurea Galvão técnicas de enfermagem Angélica Lima, Midian Souto, Celito Varela, Luciana Teotônio e a enfermeira Juliana Gomes. 

Em outro momento no PSF da comunidade também foram atendidas a diversas famílias com consultas pediátricas pela profissional Ana Catarina, clinico geral  pela medica Elza Seabra além do serviço de odontologia em prótese por Anne Gabrielle e Mônica e a técnica em saúde bucal Vera Lúcia e encerrando na farmácia básica os técnicos Valdir Feitosa e Ana Dark. Ao 12h00min já tinha sido atendido a um público geral de quase 200 pessoas em diversos atendimentos especializados. 

Ao termino de nossa visita estivemos ainda conversando com a profissional Marinalva do serviço social de assistência familiar pela secretaria do município onde a mesma nos repassou que: um dos objetivos do dia na localidade rural é conscientizar os homens para que busquem os serviços de prevenção e assim tenham melhor qualidade de vida.  A jovem falou ainda de números especificando o atendimento básico dizendo: É com base nisso também que em 2009 o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério, a população masculina apresenta altos índices de mortalidade, consideravelmente maiores em relação aos coeficientes de mortalidade femininos ao longo das idades do ciclo de vida. Assim, a Política Nacional pretende organizar uma rede de proteção à saúde que garanta uma linha de cuidados integrais voltada para a população masculina; apoiar ações e atividades de promoção de saúde para facilitar e ampliar o acesso aos serviços de saúde por parte dessa população, assim como apoiar a qualificação de profissionais de saúde para o atendimento específico da população masculina.