sábado, 31 de agosto de 2013

Profissionais de saúde pública de Lajes Pintadas promove tarde de plalestra no tema: Câncer de Prostata e toque retal finalizando o AGOSTO AZUL!

Na mobilização que idealizou o mês de comemoração em homenagem ao sexo masculino sendo denominado AGOSTO AZUL, por todo município e em destaque há algumas comunidades rurais do município de Lajes Pintadas com diversas atividades de promoção a saúde por profissionais de atendimento básico para as famílias; no mês dedicado ao homem nacionalmente e pelo município de Lajes Pintadas, onde foram realizados diversos atendimentos destacando na cidade onde teve inicio no último dia (14/08) na feira livre com palestra pela enfermeira Juliana Gomes de Morais dentre outros e na comunidade de Serra Verde também no dia (27) sendo atendido todo o público geral da localidade e famílias rural.
Na tarde desta sexta-feira (30) o encerramento foi proporcionado novamente voltado para o homem com atendimento repassado através de palestra com o tema: “ Câncer de próstata e toque retal” sendo repassada as informações pelo enfermeiro Flavio Lopes. O momento final foi realizado na sede do  Centro de fortalecimento e  Convivência de vinculo familiar onde também teve a parceria da secretaria do bem estar social do município e secretaria de saúde pública. Durante a palestra que teve inicio as 14h00min horas tarde o tema focado, provocou curiosidade e pergunta frequente onde todos estiveram participando ativamente tirando suas dúvidas e esclarecendo a parte relacionada na saúde básica para o homem.
“A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. Essa glândula é composta por vários tipos de células, mas o câncer mais conhecido como câncer de próstata é aquele do tipo adenocarcinoma.  Não se sabe qual o mecanismo que leva as células glandulares da próstata a sofrerem uma malignização e, apesar de se ter lesões precoces reconhecíveis, como a neoplasia intracelular de próstata, lesões benignas precursoras não são comumente identificáveis”. Disse o enfermeiro!
Durante a palestra os participantes para a tarde que somou diversos públicos entre jovens, adultos e terceira idade foram debatidos sobre o toque retal e sua diagnostificação como um dos processos de câncer estavelmente encontrados no homem. O enfermeiro explicou ainda dizendo:
O exame de toque retal é aquele em que um médico especialista ou profissional treinado introduz o dedo indicador recoberto por uma luva no ânus do paciente a fim de palpar a porção anterior do reto, região em que se localiza a próstata. Se há um aumento da glândula ou a presença de endurecimento ou nódulos, o examinador pode definir aonde se localiza essa alteração e recomendar outros exames diagnósticos mais detalhados para se descartar ou não a possibilidade de uma alteração neoplásica. O exame de ultra-sonografia ou ecografia transretal é um exame em que um transdutor (aparelho que emite uma onda sonora e o seu eco é captado pelo mesmo aparelho para gerar uma imagem na tela de um monitor) é introduzido no reto do paciente através do ânus, e assim, de modo semelhante ao exame do toque retal, a próstata e as outras estruturas do assoalho pélvico são visualizados para se detectar alterações de tamanho ou forma.
A palestra durou menos que uma hora no salão principal da sede de convivência onde quase 50 pessoas estiveram assistindo ao repassasse das informações. Além do palestrante outros profissionais de saúde municipal também estiveram dando suas contra partida na presença da tarde como o administrador da Unida básica de saúde do município Moises Gomes de Lima, a enfermeranda Fabia Cheyenne  Gomes de Morais, a técnica de saúde bucal Maria Ferreira e idealizadora a enfermeira Juliana Gomes de Morais que em suas palavras agradeceu ao público que estiveram comparecendo ao momento de informações tanto durante a tarde como também nos serviços realizados para o público masculino durante todo o mês. Representando a secretaria de ação social o coordenador do programa Bolsa Família Ismael Silva e equipe do serviço social também se fizeram presente. O encerramento foi idealizado com sorteios de brindes e lanches onde os sortudos premiados foram: João Francisco Filho, João Pedro da Silva, Eronildo Pereira (Barros Preto) e Edilson Paulino dos Santos. As finalizações foram proporcionadas às 15h45min horas da tarde com a idealização de mais um sucesso realizado voltado pela atenção saúde população do município de Lajes Pintadas.