quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Município de Lajes Pintadas deu inicio a averiguação cadastral do programa bolsa família

Averiguação cadastral 2013 do programa bolsa família deu inicio no mês de agosto no município de Lajes Pintadas. Essa averiguação se dá através da inconsistência nas informações do RENDIMENTO  declarados no cadúnico, ou seja, essas famílias identificadas, em outros bancos, com rendimentos diferentes dos declarados no cadúnico.
Os municípios tem o papel fundamental para assegurar as informações do cadastro único reflitam corretamente à realidade das famílias cadastradas na base de cada município, desta forma com o objetivo de garantir a qualidade das informações cadastrais e a focalização dos programas que utilizam o cadastro único, como o programa do bolsa família (PBF), a secretaria nacional de renda de cidadania (SENARC) deu inicio, ao processo de averiguação cadastral de 2013.

A revisão cadastral é a ação anual do programa bolsa família que verifica se a família beneficiaria, com cadastros desatualizados há mais de dois anos, continuam atendendo os critérios de elegibilidade do programa. As famílias são convocadas a fazer a atualização cadastral e, caso isso seja feito dentro do prazo, os benefícios podem ser bloqueados e até, mesmo, cancelados, no caso da ausência total de atualização durante o processo.
A entrevista com os beneficiários pode ser com visita domiciliar ou a família pode procurar o setor do bolsa família (cadastro único) na secretaria municipal do bem estar social do município, munida de todos os documentos  da família e declarações escolares dos filhos. 

A omissão de informações ou prestação de informações inverídicas ou recusa da família em prestar informações, podem acarretar no bloqueio ou  cancelamento do beneficio, caso seja observado evidências de irregularidades ou má fé. De acordo com a instrução operacional 063/SENARC/MDS  de junho de 2013.
A relação com os nomes dos beneficiários está fixada na secretaria do bem estar social e no centro de referência de assistência social – CRAS.
Atenciosamente!
Isabel Cristina Figueiredo de Lima Gomes
Secretária de assistência Social