quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Escola Municipal São José em Lajes Pintadas promove sua Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola

A Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente onde foca em um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora está sendo realizado em todo o Brasil pelas escolas públicas nos municípios que se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas. No município de Lajes Pintadas já desde o inicio do mês de Agosto que vem se realizando as conferências etapa municipal pelo ensino fundamental onde juntamente como professores são realizados e abordados com a realidade municipal.

Na tarde de hoje (29/08) a Escola Municipal São José realizou, a partir das 13h00min, mais uma destas conferências de apresentação e escolha dos projetos que irão representar a escola na etapa municipal da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente realizado tanto no estado do Rio Grande do Norte como também a nível nacional.  Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos do 6º, ao 9º ano do ensino fundamental aonde veio com o tema por uma escola mais sustentável, cuidando do Brasil e do planeta. A conferência em sua primeira experiência realizada na escola por sua coordenação esteve focando diversos temas usando elementos básicos para a importância do planeta como; água, terra, fogo e ar. Os alunos aproveitaram a tarde para demonstrar  seus conhecimentos em suas criatividades com parodias, danças, teatros além de leituras com versos e oficinas no alerta aos cuidados ao meio ambiente.

A abertura no primeiro momento foi idealizada na mesa de participação onde algumas de nossas autoridades estiveram se fazendo presente como o educador e vereador Djanilton Ferreira,  secretária de saúde municipal a Sra. Rosélia Moreira e de educação Sely Cristiane de Praxedes como também  a equipe pedagógica pela educação municipal Rafaela Medeiros e Luciana Rodrigues. Na fala de abertura, a professora e coordenadora da escola Jessilene Lopes desejou a todos (a) uma tarde de participação ao mundo do conhecimento ao nosso planeta e aos trabalhos representados na escola pelos alunos. No proposito de Propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais,  e com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade o evento ainda teve o momento da escolha do delegado e seu suplente  para está representando na Conferência Estadual  os projetos de deliberação escolar; na escolha votado pelo poder do voto a sistematização planejada em seus elementos e na apresentação ao público presente foram: água com 55 votos e fogo com 21 dos votantes sendo o vice na opinião.

Já na escolha dos representantes da escola para a conferência foram:  (delegada) Ellem Roberta Silva de Oliveira – 7º ano matutino e (suplente) Igor Ruan Rodrigues – 7º ano matutino residente na comunidade de Serra do Raimundo. Finalizando as falas e nos agradecimentos as secretárias presentes apenas estiveram enfatizando o importante trabalho realizado pelas escolas na idealização das conferências onde na soma das palavras a Secretária de educação mencionou encerrando dizendo que a escola irá receber duas aulas campo e que já para o mês de setembro o município terá mais um reforço no transporte escolar  com a chegada do novo ônibus para o desenvolvimento municipal. Em seguida foi realizado o arreamento das bandeiras pela participatividade do grupo de escoteiro José FERRERIA DE LIMA.