quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Comunidade Boqueirão: Rendeira Beatriz Maria, “Bial” tece o dia a dia e transforma há 72 anos de Idade finos fios em obra de arte

Na comunidade Boqueirão no município de Lajes Pintadas/RN, mora a rendeira Dona Beatriz Maria, “Bial”.
Em visita a sua residência, podemos acompanhar de perto os trabalhos confeccionados artesanalmente por ela, com Bilros, ou seja, na confecção de, “Renda”, nome denominado ao produto.
“Aprendi com minha mãe, a trabalhar com Bilro na confecção de renda em 1941, quando tinha apenas, 8 anos de idade. Atualmente estou com 80 anos,  e só paro fazer renda, quando não pode mais, té quando Deus quiser”, afirmou artesã.
Dona Beatriz, segue com paciência e maestria, fazendo a renda da mesma forma que sua mãe e outras mulheres de sua família já faziam, mas revisitam e atualizam as formas e os pontos que faz nos dias atuais. De modo que estão, ao mesmo tempo, com um pé no passado e outro no presente.

Os produtos confeccionados artesanalmente são: Blusa, coberta de Cama, Toalha de Mesa, Toalha de Altar de Igreja, e só são negociados por encomendas.

A renda é uma arte, que já se encontra em extinção na nossa região e até mesmo no estado do Rio Grande do Norte, podendo se visto com grande frequência no estado do Ceará/CE.






fonte: odiariolajespintadense.blogspot.com.br