terça-feira, 23 de julho de 2013

Município de Lajes Pintadas Adere aos Cursos do Pronatec e Público Sente satisfação no trabalho do aprendizado profissional

Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  onde foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a cidade de Lajes Pintadas tem intensificado também neste programa no incentivo de qualificar diversos profissionais em diversificadas áreas para o mercado de trabalho com cursos realizados já desde o dia (01) de Julho.
Na realização dos cursos os participantes tem o previlegio de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; além ainda de construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentando as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. 

No município  de Lajes Pintadas os cursos são resultados dos avanços em parceria com o PRONATEC e Secretaria municipal do Bem estar Social e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), os cursos estão sendo administrado em diversas etapas por profissionais. Desde a aula inaugural realizada  no último mês de Junho no total; 225 vagas foram oferecidas nos cursos de auxiliar administrativo, recepcionista, maquiador, manicure e pedicura e operador de computador. Ainda para o mês de Setembro outro curso como Depilação estará sendo realizado com seu inicio para o dia 09/09 de 2013 com local para a AALP (Associação de Artesãs do município).
Os cursos estão sendo realizadas nas escolas Santa Marta, e na cidade no São Francisco, São José e CRAS nos horários de 18h00min as 22h00min horas sendo duas turmas. As capacitações tem suas cargas horárias de 160, 168 à 250 hora; no município os cursos tem ainda em sua previsão um total de três meses em suas realização onde todos aqueles que participam recebem os materiais didáticos para o ensinamento de profissionalismo. 

Ainda em Lajes Pintadas os cursos são realizados primordialmente ao público sendo eles (a), Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; Desempregados; Pessoas com deficiências; Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; e Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. 

No acompanhamento das capacitações realizadas na comunidade Barros Preto e na cidade estivemos na noite de ontem (22), uma importante visita acompanhados dos auxiliares administrativo do Bem estar Social Jarde Gomes Mendonça e Milena Maria Matias como também da Assistente Social do CRAS Dagda Sara na representatividade da referência  as famílias do município. As visitas foram realizadas no período das 19h00min às 20h00min horas com explicações voltadas para o curso no intuito de está esclarecendo todas as dúvidas dos participantes em geral.