quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lajes Pintadas Realiza IV Conferência Municipal de Assistência Social (1ª Parte)

As Conferências de Assistência Social são espaços de debate coletivo que oportunizam a participação social mais representativa das diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social, bem como o segmento governamental da área. Nesta Terça-feira 30 de julho, a prefeitura Municipal de Lajes Pintadas/RN , através da  Secretaria do Bem está Social e o conselho Municipal de Assistência Social esteve realizando a IV Conferência Municipal ,que teve como o tema ” a gestão e o financiamento na efetivação de SUAS” . A Conferência foi convocada por meio do decreto nº 14, de 10 de julho de 2013, assinado, conjuntamente, pelo prefeito do município o Sr. Nivaldo Alves  e pela Presidente do conselho Municipal de Assistência Social Maria Elione da Silva Lima , em cumprimento ao disposto na Lei municipal Nº89/1996.

Durante o período da manhã e iniciada as 08h00min horas com a chegada dos participantes e seguido do credenciamento a conferência esteve sendo organizado por toda a sua equipe; logo na primeira oportunidade e nas primeiras horas da manhã, dando continuidade a leitura e a aprovação do regime interno foi lida perante os participantes para assim; darem continuidade com o dia de debate participativo. Na mesa de abertura no uso da palavra o gestor municipal esteve saudando a todos (a) pelo brilhante trabalho do desenvolvimento social. 

Nos municípios as Conferências têm a finalidade de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) onde foca no ano de 2013 o  tema central: "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS", Tem ainda o proposito  eleger Delegados (as) para IV Conferência Estadual  e Nacional de Assistência Social que ocorreram nos estados no período de 18 de Outubro e no Distrito Federal de 16 à 19 de Dezembro.

As 09h30min horas no tema abordado dentro da conferência; administrando a palestrante foi a assessora da secretária de Ação Social Marly Alessandra Silva de Oliveira. Houve ainda outro momento caracterizado na cultura municipal onde alunos da escola Municipal São José acompanhado de sua professora Rosilene Almeida esteve apresentando na dança ainda as características juninas. Após o intervalo o segundo momento foi realizado com a plenária temática na apresentação dos eixos para uma tarde de propostas dialogada com soluções de base.

Durante o período da manhã se fazendo presente Estivera;  o Prefeito Nivaldo Alves, a presidente da câmara Márcia Meire ,os vereadores  José Antônio(Deca de lourinho), Djanilton Ferreira , Haroldo Junior e Lincoln Gomes ,  o secretário de Administração Sidcley Gomes, a presidente do sindicato a Sra. Micarla Linhares, a secretária municipal de saúde Rosélia Moreira  entre  demais autoridades.