quinta-feira, 11 de abril de 2013

SINDICATO RURAL DE LAJES PINTADAS É REPRESENTADO EM REUNIÃO DE PLANEJAMENTO SINDICAL EM SERRA CAIADA

Lideres e representantes sindicais da região do Trairi estiveram se reunindo na manhã de ontem (10/04) na cidade de Serra Caiada realizando uma das reuniões importante do movimento sindical no planejamento do polo para debates deliberativos dentro da região e no fortalecimento da luta trabalhista.
A reunião foi realizada na casa paroquial de Nossa Senhora da Conceição localizada na Rua 14 de Novembro próxima a Igreja Matriz da cidade, onde esteve na ocasião comparecendo 13 sindicatos de trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores rurais do estado do Rio Grande do Norte (FETARN). Iniciada as 08h00min horas da manhã, as primeiras falas para o primeiro momento foi inicializada com as palavras do coordenador do polo sindical e presidente do STTR da cidade Ronaldo Lira que esteve desejando boas vindas aos representantes pelo movimento; passando logo em seguida a palavra sendo facultada para o secretário estadual de juventude pela federação Erivan do Carmo onde o mesmo somando nos discursos apenas acrescentou dizendo do dia anterior da reunião do território realizado na cidade de Tangará.
Abrindo oficialmente a reunião e no planejamento do polo Trairi, em seguida a fala ficou com o assessor  presidencial também da federação Gilberto da Silva que em seus tópicos trouxe dois assuntos importante sendo o primeiro na 1ª mobilização estadual de trabalhadores (a) rurais de todo o estado que reunirá 5.000 mil agricultores no dia 20 à 22 de Maio em Natal no respaldo de combate a seca no grito de resposta para a governadora Rosalba Ciarlini. A mobilização foca ainda a permanência do homem do campo com melhorias e qualidade de vida para o ano de seca permanente já que por sua vez, não existe positividade para a vida rural. O evento pretende ocupar em nosso estado parte da BR 226 ou ainda a Arenas Dunas com agricultores rurais de diversas de diversos polos sindicais.
Ainda nas palavras do assessor, foi ressaltado ainda sobre o 1º seminário regional da 3ª idade que estará sendo sediado no dia 19 de Abril na cidade de Passa e Fica durante o dia todo onde estará sendo somado ao  aniversário do Sindicato Rural local. Entre as falas e voltadas para o público presente outros temas importantes foram surgindo, como o GRITO PELA ÁGUA TRAIRI realizada no último dia 19 em Santa Cruz onde reuniu cerca de 500 trabalhadores rurais de toda a região do Trairi.
Ainda de volta ao foco que mobilizará trabalhadores rurais de todo o estado do Rio Grande do Norte em Maio, o secretário de Finanças da FETARN José Edson enfatizou dizendo que para a região Trairi que também será sediado a festa de sua padroeira, a proposta será de somar com outros polos em o dia indicado para a manifestação; já na proposta da representatividade saindo dos sindicatos de base, a proposta sugerida foi que cada município esteja enviando de um a dois ônibus. No ressalto do 11ª congresso Nacional de trabalhadores (a) rurais realizado dos dias 04 à 08 de Março em Brasília o secretário apenas esclareceu que referente ao Nordeste a presidenta foi apenas deixou claro que estará trabalhando no investimento de sustentabilidade com continuidade devido ao ano de seca.
O dia todo foi de muito dialogo participativo onde outros assuntos foram sendo estabelecido com foco na previdência social dentro da 3ª idade e na contribuição trabalhista,  participação dos sindicatos das reuniões territoriais e nos trabalhos realizados pelas jornadas sindicais realizadas em parceria com a federação nos municípios.
Dentre os sindicatos presentes estiveram Japi, São Bento do Trairi, Serra de São Bento, Passa e Fica, Campo Redondo, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Serra Caiada, São José do Campestre, Lagoa Danta, Eloi de Souza, Boa Saúde e Sitio Novo. Da cidade de Lajes Pintadas, os trabalhadores rurais estiveram sendo representados pela presidenta a Sra. Micarla Linhares e o secretário de Juventude rural Gilceane de Souza.