sábado, 13 de abril de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESCOLAS PÚBLICAS DE LAJES PINTADAS REALIZA SOLENIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO PROERD NO MUNICÍPIO

Foi implantado na cidade de Lajes Pintadas na tarde desta última sexta-feira  12 de Abril de 2013 o programa Educacional de Resistencia às drogas e a violência – PROERD. O programa já existente no Trairi focado na cidade de Santa Cruz já desde 2009 com diversas ações voltadas para o combate abusivo de praticas diversificado, nossa cidade foi a próxima a ser aderida pelo programa.
Para a abertura realizada no Centro de Convivência Estevão Gabriel de Lima (conviver) as 16h00min horas algumas escolas estiveram comparecendo juntamente com sua coordenação além ainda de professores e alunos do 5º ano do ano letivo. Dentre elas a Escola Estadual São Francisco esteve sendo representada pela coordenadora Ana Lúcia da Silva, como também As escolas Municipais São José e Santa Marta da localidade  rural de Barros Preto e Aurea Galvão de Serra Verde.
Iniciando a solenidade de abertura, a mesa para o primeiro momento foi composta por algumas autoridades como vereadores, secretários, policias de destaques no programa como representando ao nosso município e a segurança pública o Sr. Sargento Edimilson Emanuel e da cidade de Santa Cruz o Tenente Adaildo Benedito dos Santos como também o palestrante e idealizador do programa o cabo Jailson Marques da Silva.
Durante a programação e ainda na primeira parte, foi realizado perante os convidados o cântico oficial do hino nacional brasileiro dentro das formalizações e logo após as falas sendo realizadas pelas autoridades; representando ao gestor municipal mais que esteve mandando seus representantes, a secretária  municipal de educação Cely Cristiane e a presidente da câmara municipal a Jovem Márcia Meire estiveram  assinando ao protocolo de intenções do programa dentro do município como avanço educacional de nossos alunos.
No segundo momento foi em seguida realizada a cerimônia oficial do PROERD, onde  o palestrante aproveitou a ocasião e desfazendo a mesa para ressaltar a todos presentes sobre a importância do programa aderido dentro do município; na palestra Jailson Marques esteve repassando a todos (a), numa breve demonstração que o programa criado no ano de 2002 nos Estados Unidos, só no estado do Rio Grande do Norte já há 11 anos, foram beneficiados há um total de 58 municípios tendo como metodologia capacitar o aluno do 5º ano em uma capacitação de reforço para está abordando os programas de saúde, educação, resistência as drogas e violência.  Após a palestra alunos do 5º ano a letivo da escola São Francisco acompanhado de sua educadora Rosilene, esteve contracenando em uma breve apresentação a realidade do usos excessivo das drogas no mundo de hoje pela juventude e o combate da mesma sendo referendado pelo trabalho de conscientização. O programa na fala do palestrante funciona nos municípios através de um estudo de 14 lições sendo cada uma delas45 minutos e em 1 semana distribuída ao mês com termino do curso recebendo todos os proclamas com a entregas dos certificados  de conclusão.
Encerrando a tarde de formalidade, a solenidade de abertura oficial do programa  PROERD em Lajes Pintadas foi realizada com sucesso e cumprimento de apoio municipal por parte da secretaria municipal de educação, escolas publicas do município e prefeitura municipal em parceria com seus vereadores.