sexta-feira, 26 de abril de 2013

PRODUTOR RURAL EM CATOLÉ, RECEBE VISITA DE ALUNOS DA UFRN SANTA CRUZ EM NUTRIÇÃO PARA VISITA DE EXTENSÃO RURAL

A comunidade Catolé situada a 9 km da cidade de Lajes Pintadas, esteve recebendo nesta quarta-feira (24) de Abril a visita de alunos graduando na disciplina de Nutrição pela Universidade federativa do estado do Rio Grande do Norte – UFRN.
Na experiência na comunidade e acompanhados pela professora Caroline Cabral e nutricionista dorcente pela universidade em Santa Cruz os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida e a sobrevivência do produtor familiar rural Pedro Gilliarde da Silva. A visita foi realizada as 15h00min horas da tarde onde contou ainda com a participação do estecionista da Emater local Sanderley Lima como também representante regional a Nutricionista Rachiel Araújo formada pela UFRN campo Santa Cruz ano 2012.  Durante a realização da visita promovida por aula disciplinar de extensão rural os  08 alunos visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a diversas experiências repassadas pelo agricultor nos projetos de beneficiamento e desenvolvimento rural sustentável bem como a construção dos projetos das cisternas de calçadão sendo elaborada pelo programa P1+2 uma terra e duas águas, como também nas mudas de diversas plantas frutíferas como; goiaba, caju, acerola, cocô, Maracujá e graviola dentro da propriedade rural. Ainda na apresentação repassada pelo produtor familiar outros métodos foram demonstrados como criação de suínos, ovinos e viveiros para galinhas no intuito de está trabalhando no programa do compra direta sendo beneficiado na rede do retorno rural.
A visita durou cerca de duas horas de explicações direta onde todos poderão está intensificando suas anotações repassadas pelo trabalhador do campo e produtor rural, o proprietário rural explicou ainda sobre as alimentações adequadas repassadas aos seus animais especificando os anos de seca prolongada no município, retratando a existência do cardeiro como fonte de alimentação diária no dia-a-dia sendo ele assado e moído no motor para a criação bovina. Ainda durante a visita outro momento foi respaldado no tratamento da água e de como está se beneficiando e desenvolvendo o bem está em parceria com a comunidade. Pedro esteve ainda demonstrado que um dos projetos até o momento rico em autoajuda para a população como um representante rural da comunidade foi o programa do SEAPAC na convivência com o semiárido potiguar na construção das cisternas pública e no abastecimento de água potável e de boa qualidade para os habitantes rurais pela Operação Pipa do Rio Grande do Norte em parceria como o Município.
Finalizando a visita, o produtor encerrou sua explicações  no aviário onde esteve demonstrando sua criação de galinhas e seus porcos, a visita foi finalizada no final da tarde onde o grupo esteve retornando tendo uma nova visita com outros alunos para o próximo dia 08 de Maio.
Nas palavras da representante regional; Rachiel Araújo apenas agradeceu a importância de todos estarem participando da história do homem rural e do produtor mesmo em ano de seca prolongada e na sobrevivência pela qualidade continuada do desenvolvimento sustentável rural.