sábado, 20 de abril de 2013

MOVIMENTO SINDICAL SEDIA SEU 1º SEMINÁRIO REGIONAL DO TRAIRI TERCEIRA IDADE TRABALHADOR (A) RURAL EM PASSA E FICA

Durante o dia desta sexta-feira (19/04) a cidade de Passa e Fica esteve realizando  o 1º Seminário Regional do Trairi da 3ª idade com a presença marcante de diversas cidades sendo representada por grupo de idosos ou parte do movimento pela comissões municipais de idosos dos STTR`s das cidades visitantes.
O tema para o seminário foi focado na valorização e na defesa da 3ª idade  e nos direitos respaldado no estatuto do idoso com paridade de segurança e avanços conquistados dentro do movimento trabalhista. O evento foi realizado na Avenida Celso Lisboa no Ginásio cultural da cidade Opepeuzão onde contou com um total de quase 400 pessoas dentre idosos e instituições sendo representadas por suas autoridades. Da cidade de Lajes Pintadas  o Sindicato dos Trabalhadores (a) rurais do município esteve enviando seus representantes no total de 15 pessoas sendo 3ª idade mulher e Juventude; parte de sua diretoria também esteve acompanhado como o secretário de juventude rural Gilceane de Souza, coordenador da 3ª idade Genival Jacinto 2ª tesoureira Ana Gleide e a presidenta Micarla Linhares. Além deste, nossas comunidades rurais também foram representada como Pau Queimado, Catolé, Barros Preto, Cabaceira, Mata Verde e  Maria de Fatima de Oliveira de Caldeirão na representatividade da Associação comunitária local e a Instituição ASA Trairi pelos programas de articulação de convivência no semiárido potiguar.
Logo no primeiro momento, as falas de abertura foram idealizada pela coordenação parte diretoria da Federação dos trabalhadores do estado do Rio Grande do Norte (FETARN), que foram esplanadas pelo secretário de juventude Erivan do Carmo onde agradeceu pela iniciativa do Sindicato local está realizando um importante evento de caráter regional em parceria com os sindicatos parceiros de municípios da região e a confederação nacional dos trabalhadores do Brasil (CONTAG). Logo após foi realizado mais um espaço de dialogo sendo transmitidas as falas pelo secretário nacional da 3ª idade (CONTAG) o Sr. Natalino Cassaro onde ressaltou os impactos positivos criado pelos direitos do idoso mencionado o estatuto criado em  de Outubro do ano de 2003 sobre a lei de nº 10.741 onde disponibiliza pleno goso dos direitos fundamentais da terceira idade no Brasil pela agricultura rural e pessoa jurídica humana.
 Após a fala iniciada pelo secretário as 09h00min horas da manhã, em seguida, foi dada a oportunidade para que todos estivessem deixando em suas articulações a fala na resposta com participação. Houve ainda outras oportunidades sorteios de brindes sendo doado pela participação de representantes do Boticário e em seguida muito forró pé de Serra com a parada rápida para o almoço.
Retornando as atividades e já no período da tarde, novamente foi realizado o segundo momento e desta feita com a fala da assessora nacional da terceira idade Maria Cavalcante Vicente, que aproveitando a ocasião apenas preveniu ao idoso em poder está sendo acompanhado em suas tarefas no dia-a-dia de uma pessoa responsável; a assessora disse ainda que é de suma importância que  o idoso nunca esteja repassando informações sobre sua vida ou dados pessoais para segundo e até terceiro para que não venha ser no futuro alvo de situações desagradáveis.
De nosso estado e representando a terceira idade pela agricultura Rural (FETARN) Divina Maria de Medeiros apenas acrescentou a valorização de poder está participando de um mencionado evento de suma importância dentro da região trairi.
O seminário contou ainda com a participação do assessor municipal da prefeitura local Ionaldo Balbino da Costa, presidente do STTR local da cidade e idealizador do evento Paulo Claudio além ainda do presidente da Central dos trabalhadores no estado José Rodrigues, e o nobre vereador recém-eleito pelo PT  de Monte das Gameleiras Nicolau Neto. O evento  contou com a participação dos sindicatos da região onde estiveram enviando diversas caravanas com ônibus e veículos pequenos destacando eles Lagoa Dantas, Lajes Pintadas, São José do Campeste, Serra Caiada, Serra de São Bento, São Bento do Trairi, Monte das Gameleiras, Sitio Novo, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Boa Saúde, Eloi de Souza, Passa e Fica, Campo Redondo, Jaçanã e Japí. O encerramento foi realizado as 14h00min horas da tarde com mais forró e o retorno das caravanas para as suas cidades.