sábado, 20 de abril de 2013

Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza profissionais em saúde pública de Lajes Pintadas neste sábado 20 de Abril

Profissionais em saúde pública do município de Lajes Pintadas estão realizando nos dias de 15 à 26 de Abril a 15ª  campanha Nacional de vacinação contra a influência da gripe em diversificados grupos que identificam a doença. A mobilização que acontece em todo o Brasil e nos municípios nos postos de saúde; em nossa cidade está sendo realizado Durante toda a semana não só na Unidade Mista mais como também nas comunidades rurais levados pelos enfermeiros (a) e equipe de profissional em saúde para as famílias.
Nas localidades rurais, o atendimento é promovido com os diálogos repassado para a população de como poder está se prevenindo contra a gripe e estando ainda no alerta  e no combate tomando a vacina. Dentre a prevenção realizada O grupo prioritário é composto por adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de trabalhadores de saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
No período da manhã deste sábado (20) estivemos acompanhando de perto todo o trabalho desta equipe no dia D de Vacinação na Unidade de saúde de nossa cidade como também na localidade de Barros Preto, na sede de nosso município encontramos alguns dos enfermeiros realizando a campanha já no primeiro momento do dia nos trabalhadores de saúde, dando continuidade durante todo o dia. Coordenado pela enfermeira Juliana Ferreira estiveram ainda outros profissionais como Celito Varela, Luciana Teutônia, Vera Lucia, Angélica Alves, Midiâ Souto, Alice e a enfermeiranda Cheyenne, no período da tarde outra equipe foi escolhida para dá continuação do dia de proteção contra a gripe como; Ana Lúcia, Elma Alves, Joana D`arc, Moises e a enfermeiranda  Laiana.
Na localidade rural, de volta estivemos no posto de saúde e encontramos no atendimento a enfermeira Aldemir Francisca, e os agentes de saúde Maria José Santana e Robson Moreira também realizando o trabalho e vacinação. Ainda durante toda semana outras equipes estarão no atendimento da  vacinação ao público atendido na unidade básica de saúde de Lajes Pintadas nos horário de atendimento. O dia “D” realizado no período de hoje teve como finalidade  e objetivo  diminuir a incidência da doença, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, que constituem a população mais vulnerável. O atendimento foi encerrado as 17:00 horas onde somando já passe de 150 pessoas atendidas em todo o município destacando a zona rural e urbana.