sábado, 6 de abril de 2013

CAMARA MUNICIPAL PROMOVE TARDE DE PALESTRA COM REPRESENTANTES DO PONTO DE CULTURA ARTE VIVA DE SANTA CRUZ

Na tarde desta sexta-feira a câmara municipal de vereadores do município de Lajes Pintadas esteve sendo sediado  em uma importante palestra por representantes do ponto de cultura Arte Viva vindos da cidade de Santa Cruz trazendo como tema tarde “sistema municipal e nacional de cultura”.
Na cidade de Lajes Pintadas além do tema da palestra subsidiada o projeto Asas do Trairi tem como foco principal trazer os conhecimentos vivenciados dentro da cultura nordestina e nas origens vivenciada pela arte da música. Para o primeiro momento, o palestrante Marcos Antônio da Silva  e diretor executivo da companhia, iniciou sua fala ressaltando um pouco da importância em está no município realizando as diversas oficinas nos períodos de 05 à 06 de Abril em parceria com a secretaria municipal de educação e PMLP dentro das escolas da rede; o palestrante disse ainda que; é de suma relevância que estejamos criando base de profissionais voltado para o espetáculo como malabares, percussão, teatro e em outras vigências que venha retratar a cultura do município.
No segundo momento, foi à vez do palestrante trazer como tema repassado através de data show como está criando o conselho municipal de cultura dentro do município e como está beneficiando o espaço cultural com ideias para jovens e adolescentes.  No total foram quase uma hora e meia de repasse de informações onde alunos da rede municipal estiveram sendo assistido pela palestra. Durante a palestra foram focados ainda a diversas perguntas realizadas por nossas autoridades municipais como os nobres vereadores José Antônio (deca de louro) e a presidenta da câmara a Sra. Marcia Meire dos Santos. Dentre as perguntas realizadas foram questionadas como implantar o projeto Asas do Trairi no município e como está realizando os outros momentos importantes voltados para a cultura em nossa cidade.
Nas palavras de Marcos Antônio o mesmo deixou claro que já há 24 anos dentro do projeto na região, diversas cidades já estiveram se beneficiando onde a prefeitura municipal e o gestor populacional estiveram abraçando a cultura em parceria com a secretaria de educação. Disse ainda: tanto nas palestras como também nas oficinas realizadas o público alvo sempre foi de um número de 20 à 300 pessoas dependendo da vigência oferecida no município. Marcos Antônio disse também que não só o município mais outras parcerias são focadas como apoio como ministério nacional de cultura, Prêmio Asas, Cultura Viva e prefeituras municipais. A palestra foi encerrada as 16h30min horas da tarde para na continuidade logo mais a noite ser realizado outro momento de encenação no teatro trazendo como tema a trama do Assustado.
O projeto em Lajes Pintadas, terá continuidade durante todo o dia deste sábado, onde no período da manhã estará sendo realizada na escola municipal São José, diversas participações com alunos e interessados em está aprendendo um pouco mais sobre a vida no teatro local e em diversas outras oportunidades dentro da cultura, logo mais a noite o grupo teatral estará novamente na praça Fernando Bezerra para mais uma apresentação de vida na arte ousada pela cultura.