quinta-feira, 7 de março de 2013

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO PROMOVE TARDE DE COMEMORAÇÕES EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES.

Nas comemorações que antecedem o dia Internacional da Mulher em todo o mundo; O centro de referência em Assistência Social do município de Lajes Pintadas (CRAS) esteve realizando na tarde de hoje (07/03) um verdadeiro espaço de comemorações e homenagens às mulheres assistidas pelo programa além de um público em geral que contou com a participação de diversas mulheres de nossa cidade e comunidades rurais, destacando agricultoras rurais, representante em saúde pública, mamães, jovens e 3ª idade.
Para este momento, a abertura inicial foi ressaltada pela representante e  coordenadora do CRAS Luciana Rodrigues da Silva que desejou a todas uma ótima tarde de participação em  um dialogo de aproveitamento com sucesso garantido, logo em seguida ainda na fala da coordenadora, a mesma agradeceu e esteve oportunizando  as falas e desejando ainda as boas vindas aos vereadores Rita de Cássia na e representatividade como mulher no poder legislativo do município; e os demais vereadores Lincoln Gomes e Djanilton Ferreira.
Em seguida foi à vez; dos nobres vereadores deixarem seus recados em forma de homenagens para todas as convidadas da tarde. Na primeira oportunidade Rita de Cássia fez  o uso da palavra onde em sua fala mencionou a importância do que é ser mulher e poder ser valorizada não só na data que celebra as mulheres, mais como também no dia-a-dia conjugal, a vereadora fez ainda uma breve ressalva simplificando as diversas mulheres presentes na tarde como privilegiadas tendo em vista as grandes conquistas na defesa por oportunidades vivenciadas e que ainda serão conquistas no futuro. Já o nobre vereador Lincoln Gomes só acrescentou as falas dizendo que a data em quer se realiza tal feito,  deverá ser lembrada em conjunta com o município tanto no poder que se defende as mulheres e garante o respeito com representação na câmara municipal como também na integridade de sustentabilidade familiar.
A tarde também foi de alerta com temas voltados para a  saúde e cuidados para mulher onde as representantes em saúde pública a enfermeira Juliana de Morais e a enfermeranda Laiana Gomes  trouxeram assuntos em um palestra rápida focando o câncer de útero numa abordagem disciplinar contextualizada em: tipos de tumor, fatores de risco, sintomas, diagnostico, prevenção, e recomendações com a doença.
A enfermeira Juliana aproveitou ainda para mencionar em um breve histórico  sobre a criação do dia 08 de março no referido ano de 1957 onde se  originou o dia Internacional da mulher em Nova Irque através de operarias onde usaram o poder da voz para reivindicar melhorias e condições favoráveis de trabalho. A palestrante falou ainda do objetivo da data onde na maioria das vezes em todo o lugar do mundo são criadas conferências, debates e reuniões festivas para homenagear as diversas classes sociais envolvendo as mulheres de toda raça ou etnia. A tarde foi encerrada com os sorteios de vários brindes oferecida pelo Centro de referência e prefeitura municipal a todas as mulheres presentes, ainda nas finalizações foi comemorado em grande estilo e com parabéns as felicidades de Soraia e Lúcia como forma de comemorar as aniversariantes da tarde no dia todo que especial.