sábado, 23 de fevereiro de 2013

SINDICATO RURAL DE LAJES PINTADAS REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DO ANO

A coordenação do fórum das associações e conselhos comunitário do município de Lajes Pintadas em parceria com o sindicato dos trabalhadores (a) rurais do município esteve na manhã desta sexta-feira 22/02 realizando sua 1ª reunião extraordinária ano 2013. A reunião foi realizada na sede do STTR, onde contou com um público total de 30 pessoas e teve inicio as 08h30min horas da manhã com debates e informações retidas para o agricultor rural.
Logo no primeiro momento foram realizadas as boas vindas, a todos (a) pela presidenta a Sra. Micarla Linhares que ao mesmo tempo esteve saudando em nome da coordenação do fórum; Durante a reunião que durou quase 4 horas de dialogo participativo, tanto os informes como também os assuntos pautados foram de grande importância para o interesse municipal onde foram discutidos  tanto pelos representantes municipais como também pela coordenação e representativa do SEAPAC (Serviço de Apoio Aos Projetos Alternativos) do Rio Grande do Norte sendo representada pela Sra. Marilene Moura.
Iniciando o primeiro assunto foi debatido logo na primeira oportunidade sobre o programa seguro safra para este ano, no município de Lajes Pintadas foram cadastrado 598  pessoas onde será homologado na próxima terça-feira (26) com previsão para que os trabalhadores rurais de nosso município esteve com seus boletos de pagamentos até o dia 10 de Março; referente ao programa bolsa estiagem ( programa de reforçamento na seguridade ao seguro safra), a presidenta mencionou ainda que no município já existe o programa mais que infelizmente estes agricultores rurais que não procuraram  ainda a informação dos seus nomes na lista dos beneficiários que se encontra exposta na secretária de agricultura e no sindicato rural.
Sobre o programa compra direta (Programa de Aquisição de Alimentos pelo PAA) criado em 2003, e voltado para a agricultura familiar, em nosso município novamente estará voltando a ser coordenado pela estecionista da EMATER do município onde terá a frente a jovem Jadicéia Simplício; a presidenta enfatizou ainda que possivelmente as reuniões estarão sendo iniciadas a partir do próximo mês para as devidas informações necessárias em conjunta com os produtores. Para o programa da compra do Milho referente para os animais em parceria com o técnico do programa Francinaldo e CONAB( companhia nacional de abastecimento e apoio de base familiar) e prefeitura municipal, o programa no município já foi inicializado, e para as informações chegada nas localidades o produto uma vez implantado na zona rural não pode ser vendido (comercializado) sendo destinado diretamente para o consumo do animal, podendo ainda ser o município penalizado pela venda ilegal.
No programa PHNR programa de habitação rural, as informações repassadas foi que o município já está aderindo ao programa em articulação com as associações e conselhos comunitários, mais que para os beneficiários possa está recebendo ao programa habitacional precisa está enquadrado nos critérios dentro da agricultura familiar e residindo na zona rural.  Em outro momento também foi discutidos assuntos voltados para P1+2 e P1MC ( Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) ou Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido da ASA). O programa de construções de cisternas implantado em nosso município este ano de 2013, terá uma mudança em sua articulação na fala da coordenadora e representante do programa Marilene Moura a mesma disse: Neste ano que se inicia não trabalharemos os programas citados, devido ao termino  e ao resumo dos contemplados ao ano anterior sendo que este ano será finalizada as cisternas pelo programa FUNASA.
A associação de Artesãs do município AALP na fala de sua tesoureira e representante na reunião Maria Torres aproveitou ainda o momento para convidar a todos (a) para estarem se fazendo presente no próximo dia 09 uma feijoada realizada pela associação. Outras informações foram repassadas como as eleições das associações citando a comunidade de Bom destino e Boqueirão, definições de atividades realizadas nas comunidades (reuniões), e o programa de abastecimento de água pela (operação pipa), onde o coordenador de agricultura o Sr. João Simplicio ratificou que todas as comunidades estão sendo beneficiadas com um total de 23 localidades rurais e mais de 200 famílias na área rural.
Ainda sobre o programa banco de sementes implantadas nas localidades rurais de Barros Preto, Catolé e Bom Destino com uma média de 160 famílias beneficiadas, a presidenta ressaltou que para o próximo ano a previsão é que outras localidades estejam se engranjando no programa onde todos possam está sendo beneficiados com a distribuição de milhos, feijão e sorro para o ano de inverno.
Encerrando a reunião ao 12h00min dia; a presidenta convidou ainda a todos os participantes presentes na reunião para a 1ª ROMARIA DAS ÁGUAS que será realizada no dia 13 de março em Santa Cruz pelos programas sociais de cisternas para todos, onde o público alvo será sociedade civil, representantes municipais, sindicato rural além ainda das associações do município. No registro da reunião a PMLP foi representada pelo secretário geral o Sr. Sidicley Gomes, coordenação de agricultura, representantes da EMATER municipal entre os nobres vereadores José Antônio, Charles Palhares e Aroldo Junior. Entre as associações Catolé, Timbauba, Boqueirão, Serra Verde, Barros Preto, Bom Destino, Saco de Dentro, Mata Verde e  Caldeirão.