quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROGRAMA DE COMBATE AS DROGAS -PROERD PROMOVE PALESTRA PARA CRIANÇAS DO PETI EM LAJES PINTADAS

A Câmara municipal de vereadores do município de Lajes Pintadas em parceria com o PETI- programa de erradicação do trabalho infantil e a secretária municipal de assistência social além ainda do Centro de referência de Assistência Social-CRAS, esteve realizando na manhã de hoje uma importante palestra sobre drogas pelo programa Educacional de resistência às drogas e a violência – PROERD através do palestrante Jailson Marques da Silva (cabo PM e coord. regional de Santa Cruz). O programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados e  desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental trouxe informações necessárias para uma palestra de muita discursão.
 A palestra contou com o público alvo das crianças do PETI além de alguns representantes do poder politico de nosso município como também instituições de defesa dos direitos da criança e adolescente. O tema abordado durante a palestra foi DROGAS, e o palestrante abordou outros assuntos relacionado tanto as defesas como também aos que usufrui das diversas praticas existentes por drogas em nosso Brasil. O álcool e o cigarro foram focos de debates discutidos entre toda a manhã sendo as principais drogas usadas e no município e na maioria das vezes levando muitos a doenças de câncer em todo o mundo; a palestra teve ainda o seu momento de dialogo participativo onde foram abordados diversos nomes de drogas com a cocaína e o crack sendo hoje os mais usados pelas pessoas viciadas chegando muitas das vezes a morte por não ter opção de escolha para uma vida saudável.  O cabo Jailson explicou aos garotos sobre a conscientização no dialogo com as famílias no referido conselhos e soluções imediatos para o combate ao uso de drogas nas residências e  ressaltada pelas informações.
A palestra durou quase uma hora de muitos aconselhamentos e debate no referido tema, e nas abordagens para um carnaval seguro sem violência e sem o uso das drogas. Se fazendo presente o conselho tutelar esteve sendo representado pelos conselheiros Maciel rodrigues e Cleiton Evaristo; pela câmara municipal e vereadores Marcia Meire dos Santos e Rita de Cássia Rocha, coordenação do CRAS  e assistência social Luciana Rodrigues, Dagda Sara, Rita de Cássia Barbosa, Celito Varela e a psicóloga Renata Dantas, secretária municipal de saúde Nilson Gomes e Edinaldo de Oliveira, presidente recém eleita do conselho dos direitos da criança e do adolescente Leodicéia Lopes Simplício e o  1º sargento municipal da delegacia de Lajes Pintadas Edimilson Emanuel da Silva, pároco Idalmo Cesar e a secretária municipal de assistência social do município Claudjane Gomes.
A palestra foi finalizada com os agradecimentos finais da secretária de ação social que aproveitou a ocasião para deixar seus elogios ao retorno do sargento ao município em nome de todos os habitantes de nosso município.