quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PREFEITO NIVALDO ALVES ESTUDARÁ PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE COMBATE A VIOLÊNCIA E DROGAS NO MUNICÍPIO

Logo após a palestra realizada na câmara de vereadores na manhã de hoje, em seguida representantes municipais além do representante do PROERD, estiveram realizando uma importante reunião de debate no interesse de implantação do programa no município onde irá beneficiar tanto a zona urbana como também na área rural.
Para o primeiro momento, Jailson Marques esteve explicando como funciona o programa nas cidades e qual o seu papel fundamental nas famílias no impacto positivo e idealizador no PROERD. “É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental”. Disse o representante!
Além disso, o programa implantado em nossa cidade trará um importante curso onde a prefeitura municipal será uns dos parceiros no combate a violência e ao uso das drogas e no apoio para o ensino, pleiteando os materiais didáticos necessários como também uma sede especificada para o ensino estrutural do programa. Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
Ainda durante a reunião realizada na sala da presidente da câmara Marcia Meire, outras questões foram sistematizadas pela vereadora municipal Rita de Cássia Rocha, onde focadas ressaltaram em temas como; com preparar e trabalhar as famílias para que a conscientização seja algo de participação.
Em resposta o cabo Jailson explicou que; o programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro os filhos são capacitados para levar informações onde somem responsabilidade e interesse familiar.
Em outras palavras e explicando mais detalhadamente, em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.
Após a reunião, os representantes estiveram em uma segundo debate com o prefeito municipal o Sr. Nivaldo Alves onde nas palavras do gestor municipal, onde em suas afirmações o mesmo foi de total apoio para que nossa cidade esteja cada mais segura e com qualidade de vida dentro das escolas na zona rural e especificando ainda a escola estadual São Francisco.  Na reunião desta feita realizada na prefeitura da cidade, se fizeram presente a secretária municipal de educação Sely Cristiane, vereadores Djanilton Ferreira, Aroldo Junior, Rita de Cássia, Charles Palhares e a presidente da câmara Marcia Meire, como também a coordenadora do CRAS,  Luciana Rodrigues.
O prefeito prometeu ainda estudar a planilha do programa o mais rápido possível, para que em Março a resposta seja de total positividade para os nossos filhos lajespintadenses.  Em nossa cidade o programa irá desempenhar uma importante parceria com o grupo de escoteiro José Ferreira Sobrinho, Secretaria municipal de educação, CRAS, PETI e escolas públicas.