quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

EQUIPE DE PROFISSIONAIS EM SAÚDE PÚBLICA DE NOSSO MUNICÍPIO REALIZA MULTIRÃO NO COMBATE A DENGUE

Equipes formadas por agentes de saúde, endemias, vigilantes sanitários, ambiental além de profissionais em saúde pública de nosso município como também pelo programa PSE (programa de saúde na escola) estão realizando nos dias de 25 à 01 de Março em nossa cidade mais um ano de conscientização no combate a Dengue  na realização de um mutirão percorrendo a todas ruas deixando panfletos, e informações no combate imediato aos focos existentes ou na suspeita do aparecimento da doença.
Este ano nossos representantes formados em quatro grupos, ganhou o apoio na parceria de um novo aliado; o grupo de escoteiro José Ferreira Sobrinho tem visitado as residências no trabalho de orientar e ajudar no papel do morador residencial em evitar que o mosquito venha se hospedar como um morador permanente. O grupo formado pelos agentes tem visitado desde a última segunda-feira há um total de 24 ruas e todas acompanhadas pelos agentes de endemias (Isac Demetrio, Jadielson, Luiz Filho e Josimário).
A ação em nossa cidade partiu da idealização do Posto de Saúde da Família (PSF) e secretária municipal de saúde. Durante a manhã de hoje (28), os agentes estiveram mais uma vez, orientando os moradores com mensagens educativas, identificando criadouros e realizando o tratamento preventivo em locais com água parada. Ainda na manhã foram visitadas as ruas de Joaquim Bernardino, São Francisco, Wafredo Gurgel, José Ferreira Sobrinho, Luiz Zeferino Gomes percorrendo algumas travessas localizadas em nossa cidade.
Os profissionais relataram que os locais que oferecem maior risco são os mais simples como latas no quintal, piscina, bacia e brinquedos infantis. E entre os flagrantes encontrados durante o mutirão sempre tem surgido a suspeita na maioria das vezes concretas do foco ou ainda caixa de d’ água sem tampa e lixom chuvas passageira. Na rua Walfredo Gurgel estivemos ouvindo em rápidas palavras  Dona Maria onde a mesma ressaltou a importância do trabalho de conscientização onde a mesma ressaltou: “É importante a gente fazer a nossa parte. Se todo mundo fizesse sua parte, ninguém ia sofrer com a doença”, disse.
Estima-se que após a realização realizada pelo mutirão em nossa cidade, logo em seguida será feitas as visitas em nossas localidades rurais onde a primeira comunidade prevista será a de Barros Preto onde atende a um total de 600 famílias e que precisam ser orientadas quanto ao combate ao mosquito. Nesta sexta-feira a visita continuará na cidade onde será seu encerramento com sucesso de mais uma realizada com êxito.