quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CENTRO DE REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO IMPLEMENTA GRUPO INTER GERACIONAL DE FORTALECIMENTO NO REGASTE A CULTURA E AO ESTILO DE VIDA NA COMUNIDADE BOQUEIRÃO

Pela segunda vez e retornando a comunidade do Boqueirão após a última visita realizada no final de Janeiro, o CRAS  representado por sua coordenadora Luciana Rodrigues e toda a sua equipe de profissionais em assistência social com Dagda Sara, colaborador Celito Varela e a psicóloga Renata Dantas estiveram na tarde de hoje retornando a localidade para dá continuidade com a construção de um grupo Inter geracional.
A reunião para o grupo sendo realizado pelo segundo momento, foi realizada às 14h00min horas da tarde na escola municipal  Francisco Gerônimo Gomes onde contou com a participação do público da 3ª idade, jovens e crianças.  Logo no primeiro momento fazendo um retrato falado de cada participante a assistente social Dagda Sara propôs uma breve dinâmica usando a folha de oficio para deixar através de pintura e desenhos algo de muita importância para cada um dos que prestigiaram a tarde. Em seguida foi promovida algumas explicações sobre a formação do grupo sendo repassadas essas informações pela psicóloga Renata Dantas onde ressaltou em suas palavras dizendo: “ A construção deste grupo na comunidade Boqueirão surge como proposta a partir da necessidade de romper preconceitos estereótipos através de convivo de gerações distintas por meio de um grupo Inter geracional”.
Na localidade o Centro de referência de assistência Social realiza outros encontros proporcionados através do grupo para o fortalecimento da união comunitária e o empoderamento dos membros existentes nela. Além disso o grupo uma vez formado irá resgatar os estilos de vidas, os valores e a memoria além ainda do saber viabilizando a relação com o próximo e a transmissão de conhecimentos dentro da comunidade.
Nas palavras da coordenadora Luciana Rodrigues, a jovem disse ainda; no objetivo é resgatar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, possibilitando uma convivência harmônica entre os membros da comunidade, além ainda do acesso a história e aos modos de produção artísticos e cultural presente na população desta localidade.
Dentro das comunidades toda a estrutura da equipe funciona e desenvolve o seu trabalho com roda de conversas, atividade socioeducativos, dinâmicas em grupo, oficinas artísticas com foi realizado no último momento simbolizando o período carnavalesco nas pinturas de mascaras pelo acompanhamento do profissional Celito Varela. A reunião durou até as 16h00min horas com muitas explicações além de dinâmicas participativas e a despedida para um próximo encontro no dia 07 de Março.