terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SINDICATO RURAL DE LAJES PINTADAS REALIZA VISITA EM SERRA VERDE NO ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE CISTERNAS DE CALÇADÃO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA O HOMEM DO CAMPO

No município de Lajes Pintadas diversas comunidades rurais  tem desenvolvidos projetos em parcerias com as associações comunitárias e na cidade com o Sindicato dos Trabalhos (a) rurais o apoio tem sido de fortalecimento para que o agricultor (a) tenha ainda mais a esperança que o ano seja de muita chuva.
Nestas tecnologias, no ano de 2012, vários projetos como o projeto cisternas de calçadão, cisternas de enxurradas, barreiros trincheiras e tanque de pedra tem sido a riqueza com a esperança para o futuro com muito inverno, no estado em parceria com diversas instituições como SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários) além ainda de outros programas que atuam no combate a pobreza no semiárido brasileiro como; programa água para todos, ASA, FETRAF-RN, plano Brasil sem Miséria, programa cisternas, ministério do desenvolvimento social e combate a fome e governo federal nosso município tem atuado positivamente nos programas que atende ao agricultor pelo P1+2 (programa uma terra e duas águas).

Desenvolvido dentro das localidades rurais na última sexta-feira (25) estivemos acompanhando o sindicato rural há uma visita toda que especial para verificar de perto todas estas tecnologias oferecidas aos nossos agricultores (a) do campo. A localidade privilegiada foi a de Serra Verde, que no total 11 famílias foram beneficiadas com 4 cisternas de calçadão e 1 tanque de pedra. Logo pela manhã  estivemos visitando os beneficiários das cisternas de calçadão Eliel Diogo de Oliveira, Nivaldo Bezerra da Silva, Fernando Rocha de Oliveira, Maria Adriana de Araújo e com o tanque de pedra Lene Ilson Felipe de Oliveira. A visita foi realizada com a presidenta do sindicato rural a Sra. Micarla Linhares e o presidente da Associação e beneficiário pelo programa o Sr. Pedro Giliarde da Silva além do secretário do sindicato Seliton Rodrigues.

Durante toda a manhã, estivemos percorrendo a toda a comunidade rural para acompanharmos de perto a alegria e a satisfação de cada morador rural no sonho realizado, nas localidades o programa atua de forma que cada agricultor possa no futuro com suas cisternas cheias estejam conservando a água para os próximos anos com estiagem prolongada ou ainda; que cada produtor possa crescer no ramo da produção para o sustento familiar e o desenvolvimento sustentável.
Só no ano de 2012, um total de cinco comunidades rurais de nosso município já foi beneficiado com estas novas tecnologias destacando entres elas Saco de dentro com dois cisternas de enxurrada, Bento Nunes seis barraginhas, Catolé três cisternas de calçadão, um barreiro trincheiras, e um barreiro trincheira em cabeceiras e Malagueta com uma cisterna calçadão, dois barreiros trincheiras e uma barragem subterrânea. Totalizando um número estimável de 28 famílias beneficiadas até o mês de Dezembro. Para o ano de 2013, o sindicato como o maior parceiro indicado e preocupado em atender a famílias existentes na zona rural de nosso município deseja ainda mais atuar ativamente para que nossos agricultores possam está recebendo todas as informações os benefícios desejados.

Na cidade de Lajes Pintadas, os programas são redistribuídos nas comunidades rurais pelo Fórum das associações em reuniões realizadas com os representantes (presidentes) das associações comunitárias e enviadas em um segundo momento de debate dentro das localidades rurais.