quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DE LAJES PINTADAS PETI REALIZA SUA 1ª CONFERÊNCIA DE DEBATE PARTICIPARTIVO

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que articula  em nosso município e que desenvolve um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos, realizou na manhã  de ontem (22) de janeiro no centro de Convivência Estevão Gabriel (conviver)  sua 1ª primeira conferência de debate com razões articuladas na soma do programa realizado dentro do município e na preocupação de acompanhar os filhos na frequência enviada durante todo ano de 2012 no retrospectiva de tudo que foi acontecido e no preparamento para o que se inicia.
Visando ressaltar ainda mais a importância dos alunos  em estarem frequentando o programa tendo em vista os benefícios repassados dentro dele, a secretária municipal de ação social a Sra. Claudjane Gomes iniciou a conferência com a presença de 60 mães onde estiveram ouvindo atentamente aos critérios de enviar  aos seus filhos e ser atendidas nas dúvidas para o fortalecimento do programa em 2013; logo no inicio, também foi articulado o momento de esperança e positividade para um bom convívio durante toda a manhã de bons diálogos e assuntos proveitosos.
Para o primeiro momento, cada representante municipal esteve deixando seus recados de apoio ou na parceria referendando a educação na soma dentro do programa de erradicação infantil e nos benefícios em está ativamente sendo atendidas pelos programas sócias como a bolsa família. Nas falas o multiplicador das escolas do campo Antônio Júlio, apenas reforçou a necessidade de cada mãe presente está enviando os filhos (a) para estarem cada vez mais frequentando as escolas e o PETI como uma soma de parceria. O secretário de Administração do município o Sr. Sidicley Gomes também em nome do prefeito municipal deixou a disponibilidade no trabalho realizado com a ação social em pronto atender as medidas necessárias para que todos os (a) alunos (a) possam está frequentando o programa no deslocamento da zona rural ou ainda em diversas áreas que venha proporcionar cultura e lazer para um bom desenvolvimento municipal.
Entre outros como toda a equipe do programa entre os entrevistadores Claudiane Meire, Iractan Francisco, além do coordenador de esporte José Pereira Neto deixaram suas palavras de poder está cada vez mais servindo a população no bem estar dos seus filhos no dia-a-dia ou na pratica repassada pelo programa.
As falas foram ainda dirigidas pela coordenadora do Centro de referência de assistência social a Sra. Luciana Rodrigues como também o coordenador do PBF(programa bolsa família) o jovem Ismael Silva que somarão as propostas de alerta em estarem acompanhando todo o trabalho de desenvolvimento para que as famílias possam está sendo beneficiadas pelo programa social, pedindo ainda a colaboração em sistematizar os pais em participar das reuniões rurais e municipais realizadas para os informes gerais nos programas da rede.
A manhã inteira foi de discursão e repasse de informações onde cada participante pode averiguar a situação dos filhos em participar ativamente do programa PETI  e está informados nos trabalhos realizados pela ação social. Ainda na oportunidade a secretária declarou ainda abertura oficial da colônia de férias sendo iniciada no próximo dia 29 de janeiro onde será realizada uma diversidade de experiências no lazer educativo para os alunos que compõe o programa; em seguida a conferência foi proporcionada com o sorteio de duas cestas básicas para as mães beneficiárias Edileide Cardoso da Silva e Patrícia F. de Oliveira.
Após a conferência em seguida foi realizado o segundo momento do recadastramento do programa bolsa família e a retirando as dúvidas para quer as mães possam está enviando os seus filhos para o programa que educa e proporciona o lazer referendando a educação participativa no município PETI.