sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PROGRAMA BOLSA FAMILIA AVANÇA NO MUNICÍPIO E JÁ CHEGA A 729 FAMILIA ATENDIDAS SÓ NESTE MÊS DE JANEIRO

O município de Lajes Pintadas tem superado a estimativa de tempos ruins seja ano de seca ou em tempo de colheita; as famílias aquelas consideradas classe baixa ou ainda estado de pobreza sem renda permanente tem vivenciado todos os dias o pão na mesa, suas contas pagas e os filhos (a) na sala de aula com seus materiais didáticos escolares. Tudo isso graças aos programas desenvolvido pelo governo federal que se destacam nos avanços para os (a) beneficiárias que tem a garantia e sustentabilidade nos programas sociais.
Em nosso município; um destes programas predominante e que vem ajudando a milhares de família seja da zona rural ou urbana é BOLSA FAMILIA ( programa de transferência de renda que beneficia famílias pobres inscritas no cadastro único); em parceria com a secretaria municipal de Assistência de nosso município e na coordenação da Secretária a Sra. Claudjane Gomes e toda uma equipe de profissionais o programa só em 2012 atingiu sua meta de 1. 348 beneficiários inscritos sendo no programa tendo em vista a participação e o acompanhamento destes profissionais em sala de aula, no programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) e nas visitas realizadas através de reuniões em diversas comunidades de nosso município.
Já em relação às condicionalidades, o acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de setembro de 2012, o programa atingiu ainda o percentual de 94, 55% para as crianças e adolescente entre 6 e 15 anos , o que equivale a 677 alunos acompanhados em relação ao público no perfil equivalente a 716. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o porcentual atingido foi de 83,75%, resultando em 134 jovens acompanhados de um total de 160.
Em nosso município, o programa tem buscado cada vez mais, melhorar o atendimento para a população buscando parcerias para está cada vez mais perto dos seus beneficiários e oferecer uma diversidade de soluções para quer as famílias possam está se interessando em participar e conhecer ainda mais o que é  o (PBF). Outra grande parceria em nosso município e na soma do desenvolvimento para os beneficiários o bolsa família, é Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) que tem proporcionado qualificação e profissionalismo para aqueles (a) que inicia sua primeira etapa como beneficiária ou ainda para muitos que se interessa em conhecer e se qualificar em uma renda extra para o bem estar da família.
Só em Junho de 2012, o programa na vigência de acompanhar as famílias dentro da assistência com a saúde, atingiu uma meta de 85,96% do percentual equivalente  447 à 520 famílias recebendo a visitas do profissionais no peso ou ainda na área de articulação com conversas e desabafo as dúvidas repassadas para a coordenação municipal.
Este ano em 2013; o programa bolsa família, só neste inicio do mês de janeiro já beneficiou um número aproximado de 729 famílias, representando uma cobertura de 112,3% da estimativa de famílias pobres em todo o município. As famílias recebem benefícios  com valor médio de R$: 136.05 (cento e trinta e seis reais) e o valor total transferido pelo governo federal  em beneficiários atendidos já alcançou sua meta de R$: 99.184 só no mês em curso.
A todas estas vantagens; é o programa do governo federal melhorando cada vez mais para ajudar as nossas famílias e dá oportunidade de vida para que nossa classe pobre seja reconhecida e valorizada dentro do seu habitar rural. No município é o desenvolvimento sustentável no avanço para cada vez mais transformar e criar pontes para o crescimento seja na área rural ou urbana; com mais igualdade e respeito.