quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CMDCA DE LAJES PINTADAS INICIA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM CONSELHEIROS MUNICIPAIS

Na manhã de hoje foi realizada na sede do Conselho tutelar de Lajes Pintadas uma importante reunião de comunicação e dialogo entre os conselhos e mais nova presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA) A Sra. Leodicéia Simplício Lopes acompanhada do secretário Francisco de Assis Rodrigues do Nascimento. Logo na primeira oportunidade foram realizadas as devidas apresentações onde todos tiveram suas respectivas considerações de deixar os agradecimentos a mais à presidenta como boas vindas ao trabalho do desenvolvimento de apoio as crianças e aos adolescentes de nosso município.
Logo no primeiro momento foi discutido um breve resumo ressaltado da última reunião realizada em 21 de janeiro de 2011 onde foi focada a participação de serem implementadas novas oportunidades frequente para se trabalhar com mais frequência à parceria do conselho municipal e os conselheiros do município.
Outro assunto importante ainda debatido durante a reunião realizada no período das 09h00min horas, foi a importância de cada habitante lajespintadenses está ciente de tudo o que acontece dentro do conselho além ainda da promotoria está recebendo o trabalho participativo do Conselho municipal vendo ainda a necessidade do envio de relatórios. No espaço reservado as falas; a presidente do conselho a Sra. Francisca Edinalva deixou como seu papel fundamental a disponibilidade em trabalhar em conjunta com o CMDCA no que for necessário para estar atendendo ao bem estar populacional de nossa gente, foram ainda abordadas as seguintes questões ressaltando as eleições para conselheiros já que por sua vez é realizado no ano em curso, com propostas debatidas para o mês de outubro em uma nova mudança.
O conselheiro Maciel Rodrigues, leu em seguida o regimento dos conselheiros ratificando algumas mudanças onde foi citado a eleição única paritária para um só conselheiro, já que desta feita anteriormente era proporcionado o voto para 5 candidatos. Referente ao carnaval 2013, também foi um assunto discutido entre todos na reunião; e em solução apresentada, os conselheiros deixaram claro que o trabalho realizado no período de 09 à 13 de Fevereiro será de conscientização junto a população com a entrega de panfletos e cartazes no trabalho de prevenção e cuidados voltados para a proibição de bebidas para menores e o envolvimento com os mesmo alertando ainda o conselho participativo dos pais com seus filhos.
Finalizando a reunião e o primeiro momento de dialogo, o conselheiro Maciel explicou a necessidade de uma capacitação de aprendizagem para os conselheiros para que todos possa está se preparando para cada vez mais repassar as informações exatas para os habitantes de nosso município envolvendo os programas de assistência social e na rede de educação municipal em reuniões de debates.
Como boas vindas a Sra. Leodicéia Simplício logo após os conselheiros estiveram demonstrando alguns dos avanços conquistados pelo conselheiro em parceria com o Conselho estadual dos Direitos da Criança e do adolescente do estado do Rio Grande do Norte (CONSECRN) na doação de 03 micros computadores modelo ND F2402 para o trabalho de reforço e no uso do dia-a-dia relacionados aos serviços complementares.
Em conversa rápida com o conselheiro Maciel Rodrigues, estivemos entrevistando o jovem para nos informamos de como se deu o processo de adquirir os computadores para o conselho; em resposta repassada a nós, o mesmo nos disse que através de uma capacitação realizada pela SIPIA ( Sistema de Informação para Infância e Adolescência) realizado em Campo Redondo no mês de novembro de 2011 pela proposta levada pela presidenta e demais conselheiros; o sucesso absoluto veio acontecer neste inicio do ano no dia 15 de janeiro quando o conselho tutelar veio a ser beneficiado com estes micros. Em oficio recebido pelo presidente da CONSECRN Antônio Murilo nossa sede implantada em Lajes Pintadas disponibiliza hoje destes meios de comunicação rápida, acrescentou Maciel.