sábado, 8 de dezembro de 2012

FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DE LAJES PINTADAS REALIZA OFICINA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ANO 2012

Associações comunitárias de diversas localidades rurais do município de Lajes Pintadas estiveram se reunindo na última quinta-feira (06) para a realização de uma oficina de avaliação e planejamento do fórum das associações para o ano de 2012. A oficina foi realizada no Centro de Conivência Estevan Gabriel de Lima onde seu inicio foi programado para 08h00min horas da manhã com a chegada dos representantes das associações e a entidade idealizadora SEAPAC (Serviço de Apoio Aos Projetos Alternativos).

Pela manhã; iniciando com as falas Hildemar Peixoto coordenador da UGT e ASA pelo programa P1+2 (programa uma terra e duas para um semiárido sustentável), trouxe uma breve ressalva sobre a importância do trabalho realizado em conjunto com os sindicatos e município no repasse das informações para quaisquer individuo relacionado ao homem do campo. Em outro momento, a jovem Marilene Moura também da equipe técnica do SEAPAC, fez uma breve dinâmica sistematizando o ambiente para um dia de muita articulação entre os participantes.

A reunião contou ainda com autoridades municipais de nosso município como os vereadores Lincoln Gomes, Marilene Borges, José Antônio, além ainda da secretária de ação social Claudjane Gomes e a coordenadora do CRAS (Centro de referência de Assistência social) Luciana Rodrigues.

Dentre os assuntos abordados na oficina foram articulados o fortalecimento e a integração entre as lideranças familiares e ao apoio as instituições nos programas voltados para a agricultura, além de novas definições de prioridades com ações e projetos para a vida do campo dos que já existe no município. Já nos temas, foram ainda realizadas as discursões em grupos formados pelos participantes onde foi debatidos as tecnologias sociais do P1MC e P1+2, organização comunitária, Negociação como o poder público entre as parcerias voltadas para o beneficiamento rural e o fortalecimento da entidade denominada fórum municipal de apoio aos agricultores implementado no município em parceria com o sindicato rural.

O período da tarde foi realizado com a confraternização das associações como de costume promovido todos os anos pelo fórum e toda a sua equipe; dentre as associações comunitárias 11 se fizeram presente ao momento dentre elas; Serra Verde, Catolé, Boqueirão, Barros Preto, Caldeirão, Riacho Fechado, Bento Nunes, Bom Destino, Malagueta, Assentamento Baraúnas, Saco de Dentro e Pau Queimado.

 Os informes finais de agradecimento ficaram com a fala da presidenta do sindicato rural de Lajes Pintadas Micarla Linhares quer agradeceu a todos pela participação em reunir as informações e a união do trabalho realizado em grupo com todos os representantes comunitários.