sábado, 8 de dezembro de 2012

ESCOLA ESTADUAL VIRGÍLIO FURTADO REALIZA SUA 1ª MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA


Realizando sua 1ª Mostra de Ciências e tecnologia; a escola Virgílio Furtado de nossa cidade idealizou e realizou com sucesso de êxito na tarde desta sexta-feira o evento promovido para diversas experiências nas técnicas abordadas nas disciplinas de física, química, matemática, biologia e astrologia. O evento foi realizado em diversas salas de aulas com temas diferenciados baseados todos em proporção de curiosidades em metodologias usadas no cotidiano do dia-a-dia para experimento em laboratórios.
 Para importância do evento realizado na escola, em conversa com um dos organizadores o professor Ricardo Sergio disse; a I mostra de ciência e tecnologia da escola servirá de englobamento dentro das disciplinas citadas como desencadeamento na parceria como os professores titulares e com os acadêmicos dos cursos de licenciatura em matemática e física da IFRN (Instituto Federativo do estado do Rio Grande do Norte) situado campo de Santa Cruz por meio ainda do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e CAPS  responsável pelos projetos de pesquisa nas universidades de todo o Brasil.
Na escola Virgílio Furtado o PIBID tem como proposito incentivar objetivar e ainda melhorar o nível de aprendizagem dos alunos nas matérias de física e matemática ou na elaboração de novas tecnologias onde todos possam ter proveitos para uma nova vontade dentro dos estudos. No aprendizado direto com a escola, os bolsistas das referentes disciplinas colaboram e participam ativamente auxiliando os professores com aulas de reforços em horários sistematizados das aulas normais, onde planejam atividades construindo materiais concretos realizados em laboratórios que auxilie nas aulas repassadas dando a pratica na mostra realizada como segmento de sucesso obtido.
Saindo da entrevista, em seguida realizamos nas salas de aula nossa visita  aos experimentos elaborados por crânios promovidos através de nossos alunos envolvendo energia e lei gravitacional onde as ideias foram fluentes para os visitantes. Já em sala de aula alunos do 2º ao 3º ano do turno vespertino e participação do turno noturno idealizaram temas diferenciados mais com proposito iguais do trabalho em grupo.
 Dentre os temas trabalhos foram destacados alguns como importante para a mostra; ( matemática mantendo divertida e curiosa, princípios fundamentais e experimental  da Inércia, construção de aquecedores solar, transformação magnetizada, conhecendo o sistema solar e as fazes da lua, origem do tempo na idade antiga e na área da saúde um breve resumo sobre prevenções no tratamento de pessoas portadoras de diabetes, além da Dengue que também tema focado na escolha para a tarde de pesquisa e estudo.
A mostra de ciência durou a tarde inteira, onde foi lembrado um dos nomes criadores de experiências denominadas a leis de Newton.  Na mostra foi demonstrado sua primeira e grande ideia onde os alunos descreveram o  comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton entre a  relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.  O evento foi de sucesso absoluto, tanto para a escola como também para os visitantes quer deixaram seus elogios e parabéns para nossos cientistas loucos por tecnologias avançada.