quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CRAS PROMOVE TARDE DE PALESTRA COM HOMENS SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O centro de referência de Assistência Social do município de Lajes Pintadas, desde a sua fundação até o momento de hoje, vem desempenhando o seu papel de conscientizar e tratar as diversas classes sociais existentes em nosso município, de formar quer todos possam ser atendidos por profissionais seja na área da saúde ou nos programas de classificação para porta de oportunidades no mundo financeiro.
Mais! Para tantos elogios; nosso proporcito será tão somente agradecer pela oportunidade do incentivo em orientar aos homens no resultado positivo da importância do tratamento para a alerta chamada saúde masculina. Na tarde de desta quarta-feira (28) foi realizado sua maior experiência em qualidade e dedicação; em frente à sede do CRAS, foi promovida uma palestra de orientação e os cuidados na prevenção do câncer de próstata.
O primeiro momento foi concedido à oportunidade pela coordenadora da Assistência Luciana Rodrigues onde agradeceu a todos em está participando de um momento tão importante. Logo em seguida, foi à vez da palestrante convidada Juliana Ferreira Gomes de Morais (enfermeira da estratégia em saúde para família) trazer  um pouco do seu dialogo voltado para o tema da tarde.
Em suas palavras a jovem enfermeira disse: No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os  homens, Em valores absolutos, é o sexto tipo mais permanente no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Em outras palavras a enfermeira mencionou sobre o alerta na 3ª idade; “mais do que outro tipo, é considerado um câncer  da 3ºª idade, já quer cerca de três quartos dos casos no mundo onde ocorrem partir dos 65 anos de idade”. Disse Juliana. Encerrando, a especialista em saúde familiar acrescentou um pouco sobre a base fundamental da doença como forma de alerta para o atendimento e a procura pela cura pelo sistema nacional de saúde pública; Alguns desses tumores envolvendo o câncer de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar á morte. Na grande maioria, porém cresce de forma tão lenta chegando a convivência de 15 anos para atingir 1cm³, que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaça a saúde do homem. A palestrante deixou o recado na oportunidade do dialogo, para os interessados em realizar o autoexame de prevenção e na busca das soluções na unidade de saúde pública do município nos dias de segunda às Quintas-feiras para um resultado positivo.
As finalizações finais foram realizadas com sorteios de brindes para os participantes quer tiveram a chance de participar da tarde de conversar e muita discursão com assuntos proveitosos, onde no final a secretária de ação social Claudjane Gomes aproveitou a ocasião para agradecer ao público taxista, agricultores, beneficiários e autônomos a rica oportunidade em participar do evento.
Ainda durante o evento, a equipe do CRAS esteve entregando bolsas de conscientizar ainda mais sobre a doença aos nossos lajespindanses quer passavam na avenida principal. Nos sorteios, os sortudos aprovados pela equipe na participação foram; José Damião, José Jacinto, Francisco das Chagas, Henrique Linhares, Raimundo Eudes, João, João Guaracy, Lauro Valdivino, Aécio Jacinto e Ronaldo Vieira. Das comunidades presente; Barros Preto esteve se fazendo ouvido no momento de muito debate.