segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL DE LAJES PINTADAS PROMOVE ABERTURA DO PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COM SUCESSO

Como forma de Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda quer são os principais objetivos do ProJovem Trabalhador.  Na manhã de hoje em nossa cidade foi inicializado o curso pelo programa,  quer terá uma duração de seis meses sendo quer irá desde o mês de Novembro até Maio de 2013. Em parceria com a prefeitura municipal, CRAS – Centro de referência em Assistência Social e secretaria municipal de Ação Social, logo pela manhã o curso foi realizado na Associação de Sizal de nosso município AALP. Pela manhã, foram entregues aos 50 alunos beneficiados pelo programa seus respectivos materiais didáticos quer estarão usando durante todo o período do curso; ( mochila, caderno de anotações, lapiseira, borracha, caneta esferográfica, apostila de uso didático e camiseta). Ainda na abertura de solenidade do curso, se fizeram presente de nossa cidade algumas de nossas autoridades como Claudjane Gomes (secretária de ação social) e Luciana Rodrigues (coordenadora do CRAS), nas falas de abertura a coordenadora foi a primeira em fazer uso da palavra onde ressaltou a importância em participar do programa e em adquirir conhecimentos para um futuro de profissionalismo. Já a secretária de Ação social a Sra. Claudjane, também trouxe uma breve saudação mencionando o interesse na participação dos alunos em está se envolvendo durante todo o período do curso no bom trabalho de dialogo e de muito aprendizado.
Dentre as diversas classes oferecidas pelo programa, encontramos jovens de diversas raças etnias mais todos com o mesmo objetivo, realizar seus objetivos na área profissional (cantor (a), gestantes, vaqueiros, artesão, evangélicos, jovens rurais e moto taxistas). O programa projovem trabalhador irá beneficiar em duas turmas de 25 jovens  aqueles quer gostam de interagir nos conhecimentos no mercado financeiro brasileiro começando por nossa cidade; para isso, vários profissionais em diversas áreas foram chamados para está repassando estes anseios.
Dentre os instrutores temos a professora e pedagoga Alaide Lopes além da jovem Francisca Aparecida de França, qualificadores na área de computação Maria Torres e Antônio Bruno da Silva, finalizando com outros qualificadores como Janaci Luana Bezerra no ensinamento de curso de bijuteria e Francisco de Assis na qualificação profissional. O curso será realizado três dias por semana sendo de segunda as quarta-feira nos horários de 07h00min ao 12h00min horas, para os meses de Novembro e Dezembro, o curso iniciado hoje, começou com a parte teórica nos modelos de qualificação social no espaço de inclusão digital e reparo e construção pelo jovem Bruno e a pedagoga Cidinha França; a primeira parte irá até o dia 03 de Janeiro  de 2013, onde logo em seguida começará a segunda parte no dia 09 quer se estenderá ao mês de Maio.
Os jovens para participar do programa passarão por critérios sendo desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula; O programa será desenvolvido em parceria com o estado, sociedade civil e iniciativa privada e visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora. Em nosso município o programa além das parcerias já institucionadas a Associação de promoção de desenvolvimento Local do Rio Grande do Norte APDL foi à conquista para o avanço no programa para Lajes Pintadas.
A partir de Janeiro de 2013, o curso passará a ser realizado na parte pratica onde será ressaltada a qualificação profissional chegando a ser realizada uma carga horária de até 250 horas. Os participantes receberão todas as instruções dos seus facilitadores, no aprendizado avançado, todos os dias serão servidos lanches a partir das 10h00min horas durante todo o período do curso.