segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REPRESENTANTES LAJES PINTADENCES PARICIPAM DO SEMINÁRIO REGIONAL DE JUVENTUDE TERRITORIAL EM SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE

  Foi realizado no último sábado na cidade de São José do Campestre o 1º Seminário Regional de juventude territorial da região Trairí; o evento  foi realizado na organização do Instituto Methodos ( Instituto de implementação de políticas territoriais) e o sindicato dos trabalhadores (a) rurais do município.  O seminário contou com uma participação de 40 jovens referente ao município e algumas das cidades vizinhas como Coronel Ezequiel, Santa Cruz e Lajes Pintadas.
 O evento foi realizado na escola municipal Jardelina Freire do Nascimento onde contou com uma participação de 40 jovens tanto do município local ou ainda de cidades vizinhas como Santa cruz, Coronel Ezequiel e da cidade de Lajes Pintadas pelos seus representantes o coordenador municipal de agricultura rural o Sr. João Simplício, A técnica Agrícola Marilician Alves de Souto e o secretário Municipal de jovens trabalhadores rurais Gilceane de Souza.  Durante a manhã a abertura das falas foi realizada pela Sra. Maria Eleonora Barreto presidente do Instituto Methodos e o presidente estadual do partido PC do B do estado do Rio Grande do Norte Francisco Canindé de França.
Nas falas para o dialogo foram ressaltados pelos palestrantes a origem e a importância da juventude na política social do país e no reconhecimento dos trabalhos realizados pela classe jovem; o palestrante Canindé, fez uma breve ressalva sobre três pontos necessários para quer um jovem possa está garantindo seus espaços dentro do poder seja legislativo ou na defesa dos direitos humanos existentes no Brasil; entre eles foram mencionados o reconhecimento com formação profissional, ser modelo de patamares e ser envolvido na política municipal como estratégia de luta com direitos para a população. Entre estes e outros assuntos; a manhã foi de muito debate onde o ponto de questionamento foi voltado para as políticas envolvendo a juventude territorial e o modelo simbólico de como trabalhar os programas  envolvendo o jovem na oportunidade para um futuro de profissionalismo. O evento foi finalizado com  almoço para seguida de sorteios de brindes e o retorno das caravanas aos seus municípios. Dentro do município o seminário foi promovido pela articulação da técnica social da Emater e assessora do STTR Lenira Lucas da Silva.