segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Alunos da Escola Estadual São Francisco brilham em sua apresentação na CIENTEC

A peça teatral "Eu, Você, Nós Cidadãos, composta por alunos da Escola Estadual São Francisco, foi apresentada na tarde de sexta-feira (26), no pavilhão cultural da III Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural - RNCIÊNCIA, promovida pela Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CIENTEC/RN. 
Constituída de temas bem atuais a peça é composta de quatro cenas que oportunizam o fazer teatral pela clientela estudantil e busca despertar no cidadão, através do teatro, o seu papel, no que se refere ao cumprimento de seus deveres e a exigência de ter seus direitos garantidos, a partir das questões sociais tão comuns no dia-a-dia da população brasileira, retratadas em cada cena, conforme discriminado:
Cena 1: (Chega de Sujeira), retrata a preocupação com o meio ambiente; a Cena 2, (Patrimônio cultural) chama a atenção para a cidadania falando sobre a preservação do  patrimônio cultural; a Cena 3 (O público e o privado) trata de corrupção e da necessidade de acompanhamento pelo cidadão de como devem ser aplicados os recursos públicos e os impostos arrecadados pelos governantes e, por fim, a cena 4 (Olê, Olê, Olê, Olê...) expõe uma situação comum no futebol, com a rivalidade entre torcidas de diferentes times.
A peça que começou a ser montada último mês de setembro, tem como diretor/Coordenador o Arte Educador Cláudio Cavalcante e como colaboradores os jovens Allain Daniel e Jaeffison Furtado, que assumiram os ensaios. O elenco é composto pelos alunos Héliton Aguiar, Kieven Frederico, Fernando Luiz, Edson Lourenço, Josmael Lucas, Eduardo Geider, Kelly Juliana, Géssica Islayne, Rayla Milene e Derval Regina, que estudam do 6º ao 9º ano na E.E. São Francisco.
Somado aos alunos, no palco apresentou-se o grupo Choro & Riso, que tem em seu elenco os jovens Jaeffison Furtado, Esmael Silva, Antonio Filho, Élida Roberta e Michaelly Dantas, que apresentaram um espetáculo ligado a Educação Fiscal, lembrando a importância da emissão de notas fiscais.
A programação cultural da CIENTEC é promovida anualmente, com a apresentação de grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de grande relevância para uma interação entre a Universidade, seus parceiros e a sociedade em geral.
Veja imagens abaixo:









 







 fonte: http://eesf-lp.blogspot.com.br
 texto: professora Ana Lúcia