sábado, 6 de agosto de 2011

Cosern vai doar 3.500 geladeiras no interior

http://2.bp.blogspot.com/-isfEnNSH7PU/TXAU9F5DtMI/AAAAAAAABbU/_AoavW1C2Qw/s1600/cosern.jpg
Macau, Santa Cruz e Currais Novos são as cidades atendidas nos meses de agosto e setembro pelo programa de eficiência energética da Cosern, o 'Nova Geladeira". Com ele, os consumidores desses municípios podem se cadastrar para trocar, sem nenhum custo, sua geladeira antiga por uma nova com selo de eficiência energética "Procel - A", além de receber cinco lâmpadas fluorescentes gratuitamente. Esta etapa começou no município de Macau nos dias 25 de julho a 05 de agosto. Depois, passará por Santa Cruz dos dias 15 e 26 de agosto, até chegar em Currais Novos entre 05 e 16 de setembro. Um estande do Nova Geladeira será montado no centro dessas cidades para atender a população das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os primeiros cinco dias são para cadastrar os consumidores que receberão o equipamento, enquanto na semana seguinte haverá a entrega.

Para ser beneficiado, o consumidor deve estar com todas as contas de energia pagas, possuir uma geladeira velha em uso para trocar e ter um consumo mensal superior a 70 kWh/mês. Além disso, precisa estar cadastrado na Tarifa Social de Energia ou inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e, caso não seja o responsável pela conta de energia, deve mudar a titularidade para o beneficiário do cartão.   Os novos refrigeradores utilizam o gás isobutano, considerado ecológico por não agredir a natureza.

Lei Maria da Penha completa cinco anos amanhã

Criada para tornar mais rigorosa a pena contra quem agride mulheres, a Lei 11.340/2006, mais conhecida como a Lei Maria da Penha, completa amanhã, dia 7, cinco anos de criação. A data chama atenção para quais benefícios  foram promovidos pela nova legislação e  o que deveria ter saído do papel. A mudança no tratamento entre homens e mulheres, desde abril de 2006 quando foi sancionada, é possível ser medida pelo número de registros, divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM). Foram 1.952.001 atendimentos nesse período, em todo país, por meio da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Deste total, 434.734 - 22,3% - se enquadram na Lei Maria da Penha.
O Rio Grande do Norte aparece como décimo oitavo Estado do país no ranking das denúncias de agressões contra mulheresO Rio Grande do Norte aparece como décimo oitavo Estado do país no ranking das denúncias de agressões contra mulheres

De janeiro a junho deste ano, a Central de Atendimento à Mulher contabilizou 293.708 atendimentos. No período foram registrados 30.702 relatos de violência. Desse total, 18.906 foram de violência física; 7.205, de violência psicológica; 3.310, de violência moral; 513, de violência patrimonial; 589, de violência sexual; 153, de cárcere privado; e 26, de tráfico de mulheres.

Os estados que mais denunciaram os maus tratos às mulheres foram São Paulo (44.499 ligações) e Bahia com 32.044 ligações. Dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - apontam o Rio Grande do Norte em 18º lugar no ranking nacional, em relação ao número de denúncias e o 10º em população feminina.

A central traçou ainda um perfil das vítimas, em geral são mulheres com idade entre 20 e 40 anos (64%), de cor parda (46%), que convivem com o agressor há mais de dez anos (40%). Cerca de 60% das v´timas afirmaram não depender financeiramente do agressor. O estudo mostra ainda que a violência é praticada diante dos filhos (65%). A Coordenadoria de Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm), vinculada à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registrou no ano passado, 8.129 Boletins de Ocorrências, registradas nas Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher, nas unidades Zona Sul e Zona Norte, da capital, Mossoró, Parnamirim e Caicó. Não é possível, entretanto, detalhar quais casos se deram em função da lei 11.340/2006. De acordo com os Boletins de ocorrências, os casos mais freqüentes são ameaça e lesão corporal.

Mas para quem faz parte das estatística ainda há um longo caminho para que, de fato, a lei seja cumprida. A dona de casa Edineide da Silva, 40 anos, vítima de agressão e perseguição por parte do ex-marido garante que na prática a cultura em relação a vítima pouco mudou. "As pessoas ainda encaram a violência como briguinha de marido e mulher. Não vêem como crime", lamenta.

Separada há um ano, a moradora de Felipe Camarão conta que perdeu o emprego como ASG em uma escola da rede privada, após perseguição do marido. "Ele invadiu a escola que eu estava trabalhando, me ameaçou e rasgou a minha farda. Houve flagrante. Mas tenho dificuldade de encontrar duas testemunhas para levar o caso adiante, na justiça", desabafa.

Na Delegacia da Mulher, na Ribeira, onde Edineide recebe orientação já há outros dois boletins de ocorrências registrados por agressão física. "Vivo com medo. A Lei Maria da Penha ajuda bastante, mas ainda tem muito que melhorar. Há a lei, mas não temos justiça", disse. A dona de casa quer requerer na justiça ainda o direito a pensão alimentícia para os três filhos e indenização, por ter provocado a demissão.

A TRIBUNA DO NORTE tentou, sem sucesso, durante todo o dia de ontem contato com representantes do governo do Estado para conhecer os números, estrutura e avaliar como tem sido a efetivação da lei nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte. Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Ribeira, a delegada de plantão se negou a dar qualquer informação, alegando que as entrevistas seriam com a Codimm. No local, poucos funcionários se detinham ao trabalho burocrático e de consulta à vítimas. Enquanto esteve na repartição, nenhum policial foi encontrado. Algumas pessoas aguardavam desde a manhã por atendimento. Na Codimm, a única pessoa autorizada a dar entrevistas, a coordenadora geral Francisca Erlândia Passos, estava viajando e não atendeu e nem retornou as ligações. A assessoria técnica do órgão por sua vez informou os números de ocorrências registradas.

Vice-governador Robinson Faria acusa José Agripino de tentar rachar a base governista

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/agripinomaia1.jpghttp://4.bp.blogspot.com/-9m6nN29OX2o/Ti8z_tpzf0I/AAAAAAAAAqQ/HtHtHl0bHSA/s1600/Robinson+faria.jpg
O vice-governador Robinson Faria acusou o senador José Agripino de tentar rachar a base governista. O artifício para isso seria a ação de impugnação que o senador do DEM impetrou contra o registro de criação do PSD no Rio Grande do Norte.
Veja a entrevista na íntegra que Robinson Faria concedeu, no início da noite de ontem, ao deixar a residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini.
Como o senhor avalia a reunião da bancada do PSD com a governadora?
O balanço é de tranquilidade. Não há nenhuma crise da bancada com a governadora. Vieram os seis estaduais, fábio não feio, mas eu represento, já que ele está viajando. Viemos na integridade e todos falaram uma só linguagem, um só sentimento em que ficou claro que esses últimos acontecimentos proporcionados pelo presidente do partido, senador José Agripino, não abala, não afeta nossa relação política e administrativa com a governadora Rosalba. Deixamos claro isso para ela. A normalidade permanece e que o projeto político nosso é o mesmo do início do governo, até mais fortalecido agora com a chegada do deputado Gustavo Carvalho e outros que virão para se somar ao PSD.

Qual a postura do PSD do Rio Grande do Norte em relação ao senador José Agripino Maia?
Eu prefiro falar por mim. Minha postura é de total indignação. Isso aí eu não vou recuar. Acho que não merecia a natureza das ações que ele entrou contra o PSD. Como presidente sou responsável pelo PSD para responder juridicamente, muito embora todos tenham sido atingidos. Acho que foi de uma virulência muito grande as ações. Extrapolou o lado de uma logística um pouco mais racional, para algo de caráter pessoal porque ele me acusa de distribuição de cestas básicas. Até porque, ele sabe disso, o partido está com uma aceitação enorme, não há necessidade de simpatizantes em troca de favores. O partido não tem a necessidade, esse tipo de recurso para acontecer nos municípios. Ele me enquadrou em dois tipos de delito que foram muito pessoais que não estão acontecendo nem nos demais Estados. O mais estranho de tudo isso é a falta de desarmamento de espírito dele. Esse grupo foi o que ele foi buscar para eleger senador em 2010. O PSD é a continuação do PMN que ele tanto se interessou em trazer para votar nele e em Rosalba. Então agora já não presta mais, só prestava quando era na eleição? Esse grupo já não é tão interessante? Ele está tentando nos tirar o direito de ter uma legenda no Rio Grande do Norte para continuar nossa caminhada e fortalecer Rosalba. Ele quer tirar esse direito nosso. Ele não reconhece que há pouco tempo fomos eleitores dele? Esse mandato de oito anos não dá o direito de ter o desprendimento ou o dever de ter o desprendimento e nessa hora ser um diplomata, procurando harmonizar. Ele está tentando provocar um racha no sistema de Rosalba. Mas ele não vai conseguir porque nós separamos e entendemos que a governadora Rosalba não teve nenhuma participação nesse episódio. Está claro que ela não teve participação, nem os deputados do DEM foram escutados. Foi algo unilateral do senador José Agripino, o que evidencia sua má vontade conosco.

O senhor se sente traído pelo senador José Agripino?
Eu sinto que houve uma grande ingratidão da parte dele com Robinson e dos demais companheiros do PSD que eu levei para votar nele.

SINDICATO RURAL DE LAJES PINTADAS REALIZA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO SEAPAC

O Sindicato dos Trabalhadores(a) rurais de Lajes Pintadas realizou nesta sexta-feira dia (05), a reunião de avaliação dos projetos desenvolvido pelo SEAPAC no município, a reunião foi realizada na sede do sindicato as 14:00 horas da tarde pelos presidentes das associações comunitárias pelos consultores: Uwe Krappitz (Regional Innovation Agency Alemanha) Domênico Corcione (Consultor em desenvolvimento Social e Institucional) e Marilene (Equipe Tecnica SEAPAC Rio Grande do Norte).

Pela manhã os  consultores estiveram visitando a comunidade rural de Saco de Dentro para avaliar o processo de desenvolvimento implantado na comunidade pelo SEAPAC, estiveram entrevistando a secretaria de Assistência Social Claudjane Gomes nas ações acompanhadas pela Ação social do município.
Durante a reunião a presidenta do conselho comunitário da comunidade de Buqueirão Cristiane Lopes; prestou agradecimentosao Seapac pelas oportunidades voltadas para a comunidade.

 A presidenta do Sindicato Rural Micarla Linhares finalizou a reunião agradecendo a todos(a) pela satisfação estarem participando e dando o privilegio da reunião.





























Colisão entre bicicleta e moto mata homem em Tangará

Uma colisão lateral entre uma bicicleta e uma moto Honda de placas MYZ 3611 resultou na morte de um homem de 55 anos identificado como Francisco Patrício de Oliveira. O acidente aconteceu no Km 73,7 da BR-226, em Tangará. A vítima estava na bicicleta. O condutor da moto, Marcondes Cesário dos Santos, também saiu ferido.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, no momento da colisão, o motoqueiro trafegava pelo acostamento, o que não é permitido. O acidente ocorreu por volta das 4h40. Francisco morreu na hora, enquanto Marcondes foi conduzido ao hospital. A PRF não soube informar seu estado clínico.
Além deste acidente, mais 17 foram registrados ao longo do dia de ontem nas sete rodovias federais que cortam o estado do Rio Grande do Norte. Ao todo, 12 pessoas saíram feridas.

CLIMA TEMPO LAJES PINTADAS


Sábado, 06/08 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h34 Pôr do Sol 17h26
icone manhã
icone tarde
icone noite
34ºC
22ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
0mm 0%
Umidade relativa máxima e mínima
95% 61%
 
Sol com algumas nuvens. Não chove.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Falta à escola leva ao cancelamento de benefícios do Bolsa Família no estado

 http://www.strobous.com/wp-content/uploads/2010/07/Bolsa-familia-2011-inscri%C3%A7%C3%B5es-e-calend%C3%A1rio.jpg



Ausências constantes à escola levaram 124 famílias a perderem o benefício do Programa Bolsa Família em julho no Estado do Rio Grande do Norte. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou 68 benefícios, mas nesse caso a perda ocorreu apenas sobre as parcelas de R$ 38 ou R$ 76 vinculadas ao s jovens de 16 e 17 anos. O restante do recurso continua sendo pago às famílias, desde que crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos tenham mantido frequência mínima de 85% nas aulas do bimestre de abril e maio.

No Brasil, 15 mil famílias ficaram sem o benefício pelo mesmo motivo. O MDS cancelou ainda 5,3 mil benefícios, neste caso, somente os valores referentes aos jovens de 16 e 17 anos. Além dos cancelamentos, o governo divulga os números de advertências, bloqueios e suspensões.

Melhoria de vida – O MDS e o Ministério da Educação monitoraram 14,4 milhões de alunos beneficiados pelo Bolsa Família em abril e maio, mantendo os altos percentuais de registros – 86% do total de 16,7 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

O programa transfere renda a 12,9 milhões de famílias. Desse total, 297.441, pouco mais de 2%, tiveram filhos na faixa etária dos 6 aos 15 anos que não cumpriram a contrapartida de educação no período. Embora o percentual seja pequeno, o descumprimento dos índices de frequência à escola é motivo de preocupação para o MDS, por considerar que a educação é dimensão importante para a melhoria de vida da população pobre.

Além do cumprimento das contrapartidas, os beneficiários, para evitar a perda do benefício, precisam atualizar informações no cadastro a cada dois anos. O critério para receber o Bolsa Família é renda mensal por pessoa de até R$ 140. Os valores recebidos variam conforme o perfil econômico e a existência de filhos de até 17 anos.

NÃO PERCA OPORTUNIDADE DE TIRÁ SUA HABILITAÇÃO


Revista Acari da Gente será lançada para a imprensa nesta sexta-feira (06)

A Festa de Nossa Senhora da Guia começa hoje (05), em Acari. Amanhã será lançada a revista “Acari da Gente”, durante jantar para a imprensa às 20h, após a novena.
O evento acontecerá no Municipal Clube. O lançamento oficial da revista será no dia 12, no Museu Cultural.
A publicação destacará a culinária local, belezas naturais e o povo. A publicação tem assinatura da radialista Suerda Medeiros e dos jornalistas Ismael Medeiros e Bárbara Medeiros.

6º festival de Inverno de Serra de São Bento começou hoje.

http://2.bp.blogspot.com/-i5wPY2ACQss/ThYfy0N5x3I/AAAAAAAADwQ/OrneNuUVucs/s1600/FISSB+hhhc%25C3%25B3pia.jpg

Começa hoje a Festa de Nossa Senhora da Guia, em Acari

A cidade de Acari, localizada no Seridó Oriental Potiguar, tem hoje o início dos festejos de sua padroeira, Nossa Senhora da Guia.
A progração tem início com a procissão do Estandarte da Festa, saindo da Igreja do Rosário para a Matriz, onde será hasteado pelo Prefeito Tom. Logo após esta cerimônia, tem início a missa de abertura da Festa.
A Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas e a Banda Beleza Pura animam a noite de Acari após a programação religiosa.

Paula Fernandes em Caicó, dia 22 de setembro