quinta-feira, 22 de setembro de 2011

E. E. São Francisco de Lajes Pintadas festeja o Dia da Paz

A escola é a extensão do nosso lar. É ela que tem como missão ensinar, formar, informar e tentar construir uma sociedade mais solidária, justa, humana e, sobretudo, comprometida com o bem estar do cidadão e com o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Está nela a esperança e a certeza de dias melhores. Pensando nisso, nossa escola busca inserir a cada dia metodologias que conscientizem sua clientela da importância de valores éticos e de manifestação cultural.
Durante todo o dia de ontem (21), a Escola envolveu os alunos dos turnos Matutino e Vespertino em várias atividades, que tinham como foco dois temas centrais: O Dia Internacional da Paz e o Dia da Árvore.
No turno Matutino, no primeiro momento professores e alunos do 1° ao 5° Ano saíram em caminhada pelas ruas da pequena cidade de Lajes Pintadas, exibindo faixas e cartazes confeccionados por cada turma, relacionados aos temas trabalhados.
Na oportunidade, visitaram e abraçaram uma Craibeira (árvore centenária) que está localizada na Rua João Francisco Borges, no centro da cidade.
No segundo momento, foi realizada uma palestra com a equipe técnica do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) local: a psicóloga Dra. Wilmaiza Xavier e a assistente social Dra. Luciana Maia. Na abordagem, Luciana falou sobre a Paz, enfatizando que só é possível encontrá-la dentro de cada um de nós e que se ela não habita nos corações é impossível que a semeemos. Ainda apresentou aos alunos um exemplar da Constituição Federal Brasileira, falando da importância da mesma. A Dra. Wilmaiza Xavier reforçou as palavras da assistente social e também falou sobre a Paz na família e na escola. Em seguida, foi exibido um vídeo, com uma música composta pelo cantor Michael Jackson e traduzida para o português pelo grupo musical Roupa Nova cujo título é A PAZ. Para finalizar, as mesmas realizam oficinas com nossos alunos, que confeccionaram cartazes e se expressaram através de desenhos, sobre o tema abordado.
Com os alunos de 6º ao 9º Ano do turno vespertino, a palestra foi proferida pelo prof. Irivan da Silva. O mesmo referiu-se a Paz no país, no mundo, na comunidade e na escola e que tudo começa por cada um fazendo a sua parte.
E assim, uma vez mais professores, alunos, direção, equipe pedagógica e demais funcionários envolvidos da  escola demonstraram que a soma de esforços de forma harmoniosa, constrói civilização, qualificação e riqueza.
A PAZ NA ESCOLA haverá se Família e Escola cumprirem seus papeis enquanto instituições e quando houver políticas públicas que verdadeiramente funcionem.
(por Ana Lúcia)
Veja fotos do evento:


















www.eesf-lp.blogspot.com/